CARTAS DE IWO JIMA

Slider

Em 2005 o cineasta Clint Eastwood assumiu um projeto duplo: contar a história do confronto entre soldados americanos e japoneses na chamada Guerra do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Eastwood decidiu retratar o mesmo conflito a partir de dois pontos de vista diferentes. Em A Conquista da Honra acompanhamos a trama do lado americano. Neste Cartas de Iwo Jima o foco é o lado japonês. Diretor de estilo econômico e adepto da narrativa clássica, Eastwood optou por filmar em preto e branco acinzentado, magnificamente fotografado por Tom Stern, e manter os diálogos dos protagonistas japoneses no original. Enquanto o outro filme lidava com a construção de uma imagem, aqui estamos diante de um libelo antiguerra. O General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), dono de uma força de vontade incomum e conhecedor de táticas de combate sem precedentes, é designado para defender seu país contra as forças invasoras do inimigo na inóspita ilha vulcânica de Iwo Jima. O filme tem um clima de fatalidade anunciada, mas isso não impede, em momento algum, que nos envolvamos com a história. Eastwood, de maneira sutil, mistura a admiração de Kuribayashi pelos Estados Unidos com o drama que ele enfrenta por conta da missão que recebe. Bastam algumas poucas lembranças e planos para estabelecer o conflito vivido pela personagem. Um conselho: o ideal é ver A Conquista da Honra antes de Cartas de Iwo Jima.

CARTAS DE IWO JIMA (Letters from Iwo Jima – EUA 2006). Direção: Clint Eastwood. Elenco: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Shidou Nakamura e Nae Yuki. Duração: 140 minutos. Distribuição: Warner/Globoplay.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 27 de junho de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software