TOP GUN: ASES INDOMÁVEIS

Slider

O britânico Tony Scott havia feito apenas um longa, Fome de Viver, em 1983, quando recebeu um convite para dirigir Top Gun: Ases Indomáveis. Tom Cruise, por sua vez, era um astro em ascensão e este filme seria o veículo perfeito para estabelecer seu status dentro da indústria hollywoodiana. Com roteiro da dupla Jim Cash e Jack Epps Jr, a partir de um artigo escrito pelo Ehud Yonay, Top Gun cumpriu à risca o que se esperava dele. E rendeu muito também: um faturamento total de 356 milhões de dólares nas bilheterias para um custo de apenas 15 milhões. A ação gira em torno de Maverick (Cruise), um jovem e arrogante piloto que ingressa na Academia Aérea americana para se tornar o melhor piloto de caça do mundo. Lá ele se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), sua instrutora, e tem que enfrentar Iceman (Val Kilmer), outro piloto tão competitivo quanto ele, Com belas tomadas aéreas e um visual que propositalmente lembra os comerciais de cigarro que costumavam ser exibidos na TV, Top Gun fez escola e marcou toda uma geração. Apesar de ter recebido quatro indicações ao Oscar, três delas técnicas e adequadas, terminou levando a estatueta de melhor canção original, Take My Breath Away, balada romântica composta por Giorgio Moroder e Tom Whitlock, na voz de Terri Nunn, da banda Berlin. Oito anos depois o filme seria motivo de um engraçado diálogo escrito por Quentin Tarantino e Roger Avery para Vem Dormir Comigo, de 1994, onde eles discutem a relação homoerótica que se estabelece entre Maverick e Iceman. Mas isso é outro papo.

TOP GUN: ASES INDOMÁVEIS (Top Gun – EUA 1986). Direção: Tony Scott. Elenco: Tom Cruise, Kelly McGillis, Anthony Edwards, Val Kilmer, Tom Skerritt, Meg Ryan, Michael Ironside, James Tolkan e Tim Robbins. Duração: 109 minutos. Distribuição: Amazon Prime.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de outubro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software