OS MISERÁVEIS (2012)

Filme do dia, Slider

Primeiro veio o livro, Os Miseráveis, escrito pelo francês Victor Hugo e publicado em 1862. Pouco mais de um século depois, em 1980, os também franceses Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg compuseram Les Misérables, espetáculo musical inspirado na obra literária e que obteve grande sucesso nos palcos do mundo todo. Muitas outras adaptações do texto original foram feitas para cinema e televisão. Esta versão de 2012 de Os Miseráveis, dirigida por Tom Hooper, é a primeira a ter como fonte a peça musical. Tanto que os autores do musical, ao lado de William Nicholson e Herbert Kretzmer, escreveram o roteiro deste filme. A história se passa no período da Revolução Francesa, no século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão e é preso por isso. Mais tarde, quando é solto, tentar se redimir e recomeçar a vida. Mas, é implacavelmente perseguido pelo inspetor Javert (Russell Crowe). O diretor imprime aqui um estilo bastante operístico, que até combina com a origem teatral do material. No entanto, abusa dos movimentos de câmera que pouco acrescentam à narrativa. Um dos pontos altos do filme é o fato de os números musicais terem sido gravados durante as cenas, sem dublagem posterior. Isso passa autenticidade e emoção. Sem contar que Hugh Jackson e Anne Hathaway são bem afinados nos vocais. No final, a obra, além de repetir o sucesso que a peça teve, ainda conquistou três prêmios Oscar nas categorias de melhor mixagem de som, maquiagem e cabelo e atriz coadjuvante (para Anne Hathaway).

OS MISERÁVEIS (Les Misérables – EUA 2012). Direção: Tom Hooper. Elenco: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter e Eddie Redmayne. Duração: 150 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de outubro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software