INVASÃO DE BÁRBAROS

Filme do dia, Slider

O cineasta britânico Michael Powell é não apenas um dos grandes nomes do cinema inglês, mas, também do cinema mundial. Sua parceria com o produtor e roteirista Emeric Pressburger rendeu grandes obras da sétima arte, como este Invasão de Bárbaros, de 1941. O roteiro, escrito por Pressburger e premiado com o Oscar de história original, nos leva ao início da Segunda Guerra Mundial, inicialmente, na costa do Canadá, depois, ao longo da fronteira com os Estados Unidos, o “Paralelo 49” do título original. Tudo começa quando um submarino alemão afunda um navio inglês. Na sequência, o submarino é destruído por aviões britânicos. O tenente Ernst Hirth (Eric Portman), escapa do ataque e junto com outros cinco soldados têm como missão chegar ao solo americano, já que estão em território inimigo, para de lá, voltar para a Alemanha. Durante a viagem o sexteto nazista entra em contato com diversas pessoas em diferentes regiões canadenses. E isso gera cenas tensas e surpreendentes. Powell é um mestre da narrativa cinematográfica e conta aqui, não apenas com uma boa história, mas, principalmente, com um excepcional elenco, que trabalhou pela metade do salário regular para contribuir com o esforço de guerra. Invasão de Bárbaros não se afasta um segundo sequer do fator humano que faz a diferença em qualquer situação extrema. E é simplesmente aterrador perceber que a fala inflamada de Hirth na comunidade religiosa ainda se faz ouvir em alguns lugares do mundo. O que consola é saber que existem pessoas como Johnnie (Laurence Olivier), Peter (Anton Walbrook) e Philip Armstrong Scott (Leslie Howard).

INVASÃO DE BÁRBAROS (49th Parallel – Inglaterra 1941). Direção: Michael Powell. Elenco: Leslie Howard, Raymond Massey, Laurence Olivier, Anton Walbrook, Eric Portman, Glynis Johns, Niall MacGinnis e Finlay Currie. Duração: 123 minutos. Distribuição: Columbia.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de outubro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software