COMEÇAR DE NOVO

Filme do dia, Slider

O cineasta espanhol José Luis Garci sempre trabalhou mais com televisão do que com cinema. Seja como roteirista ou diretor. Em atividade desde meados dos anos 1960, sua obra mais marcante é Começar de Novo, que ele dirigiu em 1982 e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. O roteiro, escrito pelo próprio Garci junto com Ángel Llorente, gira em torno de Antonio Albajara (Antonio Ferrandis). Ele é professor na Universidade Berkeley, na Califórnia, e escritor premiado com Nobel de Literatura. Espanhol de nascimento, ele enfrentou o governo franquista na década de 1930 e teve que fugir de seu país. Acabou se exilando nos Estados Unidos e agora, mais de 40 anos depois está de volta à sua Gijón natal. Sem abusar de flashbacks, Garci nos conduz pela jornada de um homem em busca de um passado que ele não teve em seu país. Existem outros fatores, que não convém revelar aqui, e isso faz de Começar de Novo um filme forte e comovente sem cair em sentimentalismos maniqueístas. E a conquista do Oscar deu a ele a visibilidade necessária para ser exibido em países que, em condições normais talvez nem se interessassem em mostrá-lo. Mesmo na Espanha, quando de seu lançamento, não obteve a devida atenção. Nesse ponto, o prêmio da Academia de Hollywood é sempre útil.

COMEÇAR DE NOVO (Volver a Empezar – Espanha 1982). Direção: José Luis Garci. Elenco: Antonio Ferrandis, Encarna Paso, José Bódalo, Agustín González, Pablo Hoyos e Marta Fernández Muro. Duração: 87 minutos. Distribuição: Fox/Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de setembro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software