CLEÓPATRA (1963)

Filme do dia, Slider

A história de Cleópatra já havia sido contada, em grande estilo, pelo menos duas vezes antes: em 1917 e 1934. Porém, esta produção de 1963 superou todas as anteriores e até as que foram feitas depois. Com Elizabeth Taylor no papel-título, a nova versão de Cleópatra dirigida por Joseph L. Mankiewicz quase levou a Fox à falência. Com roteiro do próprio diretor, junto com Ranald MacDougall e Sidney Buchman, a partir do livro de Carlo Maria Franzero, não traz nada de novo em relação à biografia da grande governante egípcia e seus casos amorosos. Na verdade, o romance entre Liz Taylor e Richard Burton, que faz o papel de Marco Antonio, alimentou bastante as revistas de fofocas hollywoodianas na época. Tudo neste Cleópatra é mais que grandioso. Seja o próprio custo astronômico da obra ao cachê de um milhão de dólares pago à sua estrela principal. O maior pago até então. As filmagens sofreram diversos contratempos e demoraram muito mais que o previsto, o que encareceu ainda mais a produção. O resultado final não foi dos mais animadores para o estúdio, já que a bilheteria não cobriu o alto investimento feito. Mesmo tendo recebido nove indicações ao Oscar e ganhado quatro delas: efeitos especiais, direção de arte (cor), figurino (cor) e fotografia (cor), o prejuízo foi enorme e deixou a Fox em uma situação dificílima, só superada dois anos depois graças ao sucesso estrondoso de A Noviça Rebelde.

CLEÓPATRA (Cleopatra – EUA 1963). Direção: Joseph L. Mankiewicz. Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison, Pamela Brown, George Cole, Hume Cronyn, Desare Danova, Kenneth Keir, Martin Landau e Roddy McDowall. Duração: 192 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 19 de agosto de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software