SEM RUMO NO ESPAÇO

Filme do dia, Slider

A Guerra Fria entre soviéticos e americanos deu início à corrida espacial. Com isso, filmes de ficção-científica se tornaram, digamos assim, mais realistas. É o caso de Sem Rumo no Espaço, dirigido em 1969 pelo veterano John Sturges. O roteiro de Mayo Simon tem por base o romance de Martin Caidin e nos conta a história dos astronautas Clayton (James Franciscus), Buzz (Gene Hackman) e Jim (Richard Crenna). Eles estão em órbita no espaço há alguns meses e justamente quando se preparam para retornar à Terra, o foguete apresenta uma pane técnica. No comando da missão, Charles Keith (Gregory Peck) faz de tudo para trazê-los de volta. Aos olhos de hoje, o filme envelheceu mal. A começar pelos efeitos especiais, que ganharam o Oscar da categoria. A preocupação com a verossimilhança conferiu uma autenticidade que foi muito bem-vinda e até influenciou a NASA a adotar medidas de segurança. Mas, ao mesmo tempo, prejudicou o ritmo da narrativa que se preocupa bastante com detalhes técnicos e esquece a ação. Duas curiosidades: 1) no ano seguinte ao lançamento do filme, um acidente parecido ocorreu com a missão Apollo 13; e 2) o autor do livro escreveu também um romance chamado Cyborg que serviu de inspiração para o seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares.

SEM RUMO NO ESPAÇO (Marooned – EUA 1969). Direção: John Sturges. Elenco: Gregory Peck, Richard Crenna, David Janssen, James Franciscus, Gene Hackman, Lee Grant, Nancy Novack e George Gaynes. Duração: 134 minutos. Distribuição: Columbia.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de junho de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software