UM DIA EM NOVA YORK

Filme do dia, Slider

Quando tinha dez anos de idade, o cineasta Stanley Donen viu Fred Astaire dançando em um filme e aquilo o inspirou a estudar dança. Seu sonho era se tornar um sapateador. Tornou-se diretor de musicais e dramas inesquecíveis em Hollywood. O primeiro deles foi este Um Dia em Nova York, que dirigiu, ao lado do ator e coreógrafo Gene Kelly, em 1949. O roteiro de Adolph Green e Betty Comden tem por base uma peça musical montada a partir de uma ideia de Jerome Robbins. Somos apresentados aos marinheiros Gabey (Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Mushin). Os três, como antecipa o título, têm um dia de folga em Nova York. Cada um tem um objetivo específico. O primeiro quer encontrar a mulher de sua vida. O segundo deseja apenas conhecer aquela grande cidade. O terceiro busca aventura. Um Dia em Nova York é um filme “prá cima”. A parceria Donen/Kelly funcionou tão bem aqui que os dois voltaram a trabalhar juntos três anos depois, em Cantando na Chuva, clássico absoluto dos musicais hollywoodianos. A produção enfrentou alguns problemas durante as filmagens nas ruas de Nova York por conta da enorme popularidade de Frank Sinatra, que estava no auge da carreira. Mas, a relação entre o astro da música e os demais atores do elenco foi muito boa, especialmente, com Gene Kelly, que já havia trabalhado com ele em outros dois filmes, Marujos do Amor, de 1945; e A Bela Ditadora, também de 1949. Em tempo: o filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora adaptada.

UM DIA EM NOVA YORK (On the Town – EUA 1949). Direção: Stanley Donen e Gene Kelly. Elenco: Gene Kelly, Frank Sinatra, Jules Munshin, Betty Garrett, Ann Miller, Vera-Ellen, Florence Bates e Alice Pearce. Duração: 98 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de março de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software