ROMA

Filme do dia, Slider

A ideia de Roma estava na cabeça de Cuarón desde 2006, quando dirigiu Filhos da Esperança. Na sequência, ele dedicou-se por sete anos à produção de Gravidade, lançado em 2013 e vencedor do Oscar em sete categorias, entre elas, a de melhor direção. Dos oito longas que Cuarón realizou até o momento, Roma é o mais pessoal. Um filme que ele escreveu, produziu, dirigiu, fotografou e montou. Mas o caráter pessoal que mencionei não se resume ao fato de o cineasta ter atuado em tantas frentes. Trata-se de uma obra que somente ele poderia ter feito. Convém esclarecer que Roma não se passa na capital italiana. Na verdade, é o nome de um bairro da Cidade do México, onde o diretor cresceu. O filme tem a personagem da empregada Cleo (Yalitza Aparicio) como protagonista. Ela, por sua vez, é inspirada em Libo, a quem o filme é dedicado e que trabalhava para a família Cuarón. A ação se passa no início da década de 1970 e segue a rotina daquela casa por cerca de um ano. Belissimamente fotografado em preto e branco e com suaves movimentos de câmara, Cuarón nos conduz pelas lembranças de sua infância tendo a doce e pequena Cleo no centro de tudo o que acontece, seja em casa, na rua ou no país. As imagens capturadas pelas lentes do diretor dizem sempre muito mais do que aparentam. Apesar de o nome do bairro que dá título ao filme nunca ser citado, a escolha não poderia ter sido mais feliz. Afinal, é visível a influência do neorrealismo, que nasceu na Itália em meados dos anos 1940 e teve em Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, os fundamentos narrativos deste importante movimento cinematográfico. Há também, como percebeu meu amigo Antonio Cava, um anagrama possível que justifica e reforça o significado do título. “Roma” é “Amor” ao contrário. E amor é o sentimento que está na essência de Cleo e, consequentemente, de todo o filme.

ROMA (Roma – México/EUA 2018). Direção: Alfonso Cuarón. Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Nancy García García, Verónica García, Fernando Grediaga e Jorge Antonio Guerrero. Duração: 135 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 14 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software