ORGULHO E PRECONCEITO (1940)

Filme do dia, Slider

Obra mais popular da escritora britânica Jane Austen, Orgulho e Preconceito, publicada em 1813, ganhou muitas versões para cinema e TV ao longo dos últimos 80 anos. A primeira adaptação cinematográfica foi feita em 1940, pelo diretor americano Robert Z. Leonard, a partir de um roteiro assinado por Aldous Huxley (ele mesmo, o autor de Admirável Mundo Novo) e Jane Murfin. Somos apresentados à família Bennet, onde a mãe (Mary Boland) sonha ver as cinco filhas casadas com maridos ricos. Em especial, as duas mais velhas, Jane (Maureen O’Sullivan) e Elizabeth (Greer Garson). Elas conhecem então Bingley (Bruce Lester) e Darcy (Laurence Olivier). Porém, as duas palavras do título e uma série de desencontros e mal-entendidos conduzem a trama por caminhos inesperados. Apesar de o texto original possuir mais de 200 anos, ele continua despertando o interesse do público, o que só reforça seu caráter atemporal. Laurence Olivier vinha do grande sucesso de O Morro dos Ventos Uivantes, do ano anterior, onde interpretou o papel de Heathcliff que, junto com o Darcy de Orgulho e Preconceito são dois dos mais icônicos personagens masculinos da literatura romântica. Em tempo: o filme ganhou o Oscar melhor direção de arte em preto e branco.

ORGULHO E PRECONCEITO (Pride and Prejudice – EUA 1940). Direção: Robert Z. Leonard. Elenco: Greer Garson, Laurence Olivier, Mary Boland, Edna May Oliver, Maureen O’Sullivan, Ann Rutherford, Edmund Gwenn, Heather Angel, Marsha Hunt e Bruce Lester. Duração: 118 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software