BIRDMAN: OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)

Slider

Se alguém dissesse que dois diretores mexicanos seriam premiados com o Oscar de melhor direção em anos consecutivos, na boa, ninguém acreditaria. Eu mesmo duvidei que isso pudesse acontecer. Mas, aconteceu. Em 2014, Alfonso Cuáron ganhou por Gravidade e em 2015 foi a vez de Alejandro González Iñárritu, com Birdman: ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Os dois, juntos com Guillermo del Toro, são os mais bem sucedidos cineastas do novo cinema feito no México. A história de Birdman nasceu de uma visão que Iñárritu teve: um homem vestindo apenas uma cueca, de costas, sentado na posição de lotus. A partir daí o roteiro foi escrito pelo próprio diretor, junto com Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo. A trama gira em torno de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator de muito sucesso por conta de ter vivido um super-herói, o Homem-Pássaro do título original, no cinema. Ele não aceitou fazer o quarto filme da série e agora, muitos anos depois, decide montar uma peça de teatro para provar seu talento como ator e diretor. Filmado como se fosse um longo plano sequência, Birdman é uma obra difícil de ser definida e não permite meio termo. Tem ação, humor, suspense, drama, ficção-científica e até um pouco de terror. Iñárritu abusa da metalinguagem e concentra sua narrativa basicamente no espaço de um teatro. Tudo acontece em três dias, ao longo dos últimos ensaios da peça e sua estreia. Há no filme uma pulsação constante e crescente, pontuada muitas vezes por um baterista que aparece em momentos importantes. Keaton tem aqui o papel de sua vida. Daqueles que misturam ficção com realidade. E o elenco inteiro merece os maiores elogios. Birdman foi o grande vencedor do Oscar 2014, vencendo nas categorias de filme, direção, roteiro original e fotografia.

BIRDMAN: OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA) (Birdman: or (The Unexpected Virtue of Ignorance) – EUA 2014). Direção: Alejandro González Iñárritu. Elenco: Michael Keaton, Edward Norton, Naomi Watts, Emma Stone, Zach Galifianakis, Amy Ryan e Lindsay Duncan. Duração: 119 minutos. Distribuição: Netflix. 

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 19 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software