HALLOWEEN

Slider

Exatos 40 anos após o lançamento do filme original, Michael Myers e Laurie Strode estão de volta em Halloween. Em 1978, quando John Carpenter nos levou pela primeira vez à pequena cidade de Haddonfield, somos apresentados a um grupo de personagens únicos na História do Cinema. Personagens tão bem construídos que ainda hoje, quatro décadas depois, ainda povoam nossas mentes. Muitas continuações e derivados foram realizados desde então. Porém, é como se todos eles fossem apagados e passassem a existir dois filmes apenas: o de 1978 e o deste ano.

Naquele ano, Carpenter estava com pouco mais de 15 anos de carreira. Nesse período havia dirigido sete curtas e apenas dois longas. Halloween, cujo roteiro ele escreveu junto com Debra Hill, foi seu primeiro grande sucesso. Com um custo estimado de míseros 300 mil dólares, o filme faturou pouco mais de 70 milhões, somente nas bilheterias.

O novo Halloween, que chega aos cinemas esta semana, foi dirigido por David Gordon Green, também autor do roteiro, ao lado de Danny McBride e Jeff Fradley. A trama retoma a vida das personagens do filme original 40 anos depois. E o faz com respeito reverencial, porém, com vida própria, economia e criatividade, sem abrir mão do slasher.

Outro fator importante é que você não precisa ter assistido ao primeiro filme para entender as situações apresentadas aqui. Claro que, caso o tenha visto, aproveitará bem muito este novo. Até porque, aquela do clássico tema musical de Michael Myers, o diretor conduz sua narrativa à la Carpenter. E isso se revela uma decisão das mais acertadas e corajosas desta volta do serial killer que ataca no dia das bruxas.

Alguns poderão até dizer a nova versão está em sintonia com o empoderamento feminino, tão em voga nos dias atuais. Mas isso já estava presente na versão de Carpenter. E como é bom ver uma atriz como Jamie Lee Curtis, que estreou justamente no filme de 1978, assumir novamente a personagem de Laurie Strode com paixão e na idade que tem na vida real. E não decepciona. Muito pelo contrário.

Este Halloween de 2018 traz semelhanças com a refilmagem de A Morte do Demônio, que o uruguaio Fede Alvarez dirigiu em 2013. Ambos seguem ao pé da letra a máxima dita pelo Fillmore, a Kombi da animação Carros: “respeite os clássicos, cara”.

HALLOWEEN (Halloween – EUA 2018). Direção: David Gordon Green. Elenco: Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Andi Matichak, Haluk Bilginer, Nick Castle, Will Patton, Jefferson Hall e Toby Huss. Duração: 109 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 26 de outubro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software