OS AMANTES E O DÉSPOTA

Slider

Se a história contada no documentário Os Amantes e o Déspota fosse um filme de ficção, provavelmente, muitos achariam se tratar de uma obra exagerada e fora da realidade. Por mais surreal que pareça, o filme de Ross Adam e Robert Cannan nos conta o drama vivido pelo cineasta Shin Sang-ok e pela atriz Choi Eun-hee. Eles eram nomes importantes e populares do cinema sul-coreano e foram sequestrados em 1978 pelo ditador norte-coreano Kim Jong-il, cinéfilo e pai de Kim Jong-un, atual dirigente do país. A ação tinha o objetivo de melhorar a qualidade dos filmes produzidos na Coreia do Norte. O casal ficou detido por oito anos, até conseguir fugir durante uma viagem para participar de um festival de cinema na Europa. Essa situação dramática nos é relatada aqui com depoimentos dos dois, além de vários outros colhidos pelos diretores. Paralelo a isso o filme resgata a carreira prévia de ambos na Coreia do Sul. Se fosse uma obra de ficção, Os Amantes e o Déspota poderia, com facilidade, cair em clichês melodramáticos. Adam e Cannan escapam das armadilhas e entregam um trabalho sensível, porém, livre de sentimentalismos.

OS AMANTES E O DÉSPOTA (The Lovers and the Despot – Inglaterra 2016). Direção: Ross Adam e Robert Cannan. Documentário. Duração: 94 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de setembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software