ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Slider

A vida real está repleta de histórias impressionantes. Algumas delas viram livro e depois filme, como é o caso de Estrelas Além do Tempo. Vamos aos fatos. Em 1961, auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a então União Soviética, havia uma disputa acirrada entre as duas superpotências pela supremacia da conquista do espaço. Os soviéticos estavam na frente, pois tinham conseguido colocar o primeiro homem em órbita da Terra. Os americanos queriam ir mais longe. O objetivo era chegar à Lua.

No meio dessa verdadeira corrida espacial, três pessoas empreenderam uma luta desigual para fazer valer seus direitos e seus méritos profissionais e intelectuais. Com direção de Theodore Melfi, que antes havia dirigido Um Santo Vizinho, com Bill Murray e Naomi Watts, Estrelas Além do Tempo se baseia no livro de Margot Lee Shetterly e teve seu roteiro adaptado pelo próprio diretor, junto com Allison Schroeder.

A época e o lugar não poderiam ser mais segregatórios: início dos anos 1960, estado de Virgínia. As pessoas em questão eram mulheres e negras. Sofriam, portanto, de duplo preconceito: por conta do gênero e da cor da pele. Apesar disso, Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy (Octavia Spencer) e Mary (Janelle Monáe) não se resignaram.

Elas trabalhavam na NASA e tinham, além da amizade, a matemática como elo em comum. Cada uma em sua área se destacava no que fazia, porém, sem as mesmas oportunidades e pior, sem o reconhecimento que era dispensado aos funcionários brancos.

O título original é um verdadeiro achado. Hidden Figures poderia ser traduzido como “figuras escondidas” ou “números escondidos”. Em ambos os casos, a tradução seria adequada.

Estrelas Além do Tempo não é um filme ruim. Pelo contrário. Ele transmite uma sensação de satisfação que se sustenta mais pela história contada e por conta do excepcional elenco, do que propriamente pelas opções narrativas do diretor, que segue aqui uma cartilha eficiente, porém, carente de criatividade.

De qualquer maneira, trata-se de um filme que merece ser visto por resgatar a importância do trabalho, do talento e da dedicação dessas três mulheres que foram fundamentais para o sucesso do programa espacial americano. E que, graças às três indicações ao Oscar que recebeu, melhor filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante (para Octavia Spencer), chamou a atenção do público.

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (Hidden Figures – EUA 2016). Direção: Theodore Melfi. Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge e Glen Powell. Duração: 127 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software