TEMPO DE DESPERTAR

Slider

O neurologista e escritor americano Oliver Sacks é uma das maiores mentes de nossa História. Suas pesquisas e seu trabalho, seja como médico ou professor, trouxeram esperança a inúmeros pacientes. Além disso, Sacks é, como costumam dizer, uma alma generosa, uma pessoa iluminada, um ser do bem. Na segunda metade dos anos 1960, quando trabalhava no Hospital Berth Abraham, em Nova York, ele revolucionou a Medicina. Sacks descobriu um remédio para ajudar um grupo de pacientes, acometidos com a doença do sono, a acordar. Em 1973 o médico escreveu um livro onde relatou a experiência e este livro é a base do filme Tempo de Despertar, dirigido em 1990 pela cineasta Penny Marshall. O roteiro do experiente Steven Zaillian acompanha o momento em que o jovem e tímido Dr. Sacks, vivido de maneira brilhante por Robin Williams, toma contato com pacientes catatônicos. Um desses pacientes, Leonard (Robert De Niro), é o primeiro a receber o novo tratamento. A partir daí, com os bons resultados registrados, os dois estabelecem um forte laço de amizade. Tempo de Despertar é um filme que comove e encanta ao mesmo tempo. Penny Marshall conduz a narrativa com delicadeza e permite que Williams nos brinde com um de seus melhores desempenhos. Muito foi dito na época do lançamento sobre a atuação de De Niro, que é ótima, sem dúvida alguma. Inclusive, foi até indicado ao Oscar de melhor ator. Porém, quem rouba a cena mesmo é Williams. O Dr. Sacks retratado por ele é sutil e tão rico em detalhes, que é impossível esquecê-lo.

TEMPO DE DESPERTAR (Awakenings – EUA 1990). Direção: Penny Marshall. Elenco: Robin Williams, Robert De Niro, Julie Kavner, Max Von Sydow, John Heard e Penelope Ann Miller. Duração: 116 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de outubro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software