SACCO E VANZETTI

Filme do dia, Slider

Os anos 1970 foram marcados por um cinema de conteúdo político como em nenhum outro período da história. Esta tendência pôde ser percebida em muitas cinematografias. Dentre elas, a italiana merece um destaque especial. E dos filmes italianos realizados na época, Sacco e Vanzetti, dirigido em 1971 por Giuliano Montaldo, é um dos melhores exemplos. O roteiro, escrito por Montaldo, junto com Fabrizio Onofri e Ottavio Jemma, se inspira em uma história real. No caso, o julgamento e a condenação de Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volontè). Os dois imigrantes italianos lutavam por uma vida melhor nos Estados Unidos. Acusados de assassinato, eles são presos, julgados e condenados, sem evidência concreta alguma do crime neste que é considerado um dos maiores erros judiciais do século 20. Anarquistas convictos, teria sido esta a real justificativa da condenação. Neste ponto, Sacco e Vanzetti mantém sua atemporalidade, pois, ainda hoje, pessoas são julgadas e condenadas por conta de suas convicções políticas e/ou religiosas.

SACCO E VANZETTI (Sacco e Vanzetti – Itália 1971). Direção: Giuliano Montaldo. Elenco: Gian Maria Volontè, Riccardo Cucciolla, Cyril Cusack, Rosanna Fratello, Geoffrey Keen, Milo O’Shea, William Prince e Claude Mann. Duração: 120 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de janeiro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software