A SAGA DO JUDÔ

Filme do dia, Slider

Akira Kurosawa, o maior nome do cinema japonês em todos os tempos, iniciou sua carreira em 1936, como roteirista e assistente de direção. Seu primeiro longa, A Saga do Judô, veio somente sete anos depois. Ele próprio escreveu o roteiro tendo por base o romance de Tsuneo Tomita. A história gira em torno de Sanshiro (Susumu Fujita), um jovem lutador de jiu jitsu que acaba de chegar à cidade. Logo que chega, Sanshiro vê Yano (Denjiro Okochi), mestre em judô. Como o título do filme já antecipa, fala-se aqui sobre o surgimento de uma nova arte marcial. Além disso, há uma subtrama que envolve a disputa pelo amor de uma mulher. Realizado durante a Segunda Guerra Mundial, Kurosawa teve sérios problemas com a censura militar da época. Boa parte do filme foi cortada e foi preciso que Yasujiro Ozu intercedesse junto ao governo para que a obra fosse liberada. O Kurosawa que conhecemos hoje já pode ser percebido neste primeiro trabalho. Ainda em estado latente, mas, muito de seu estilo narrativo, que seria aperfeiçoado nos anos seguintes, encontra-se aqui. Apesar dos problemas que o diretor enfrentou, A Saga do Judô foi bem recebido pelo público e teve uma continuação, A Saga do Judô II, realizada em 1945. Ambas estão disponíveis no mesmo DVD lançado pela Versátil.

A SAGA DO JUDÔ (Sugata Sanshiro – Japão 1943). Direção: Akira Kurosawa. Elenco: Susumu Fujita, Denjiro Okochi, Takashi Shimura e Yukiko Todoroki. Duração: 79 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de dezembro de 2015

Uma resposta para “A SAGA DO JUDÔ”

  1. Ao Mestre Kurosawa, toda a atenção do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software