SPARTACUS (1960)

Filme do dia, Slider

No final da década de 1950, Stanley Kubrick tinha três filmes no currículo. E um deles, Glória Feita de Sangue, havia chamado bastante atenção dos grandes estúdios. O astro deste filme, Kirk Douglas, queria trabalhar novamente com Kubrick e o convidou para assumir a direção de Spartacus. Este projeto, produzido por Douglas, vinha sendo dirigido por Anthony Mann. O roteiro, de Dalton Trumbo, tem por base o romance homônimo de Howard Fast e conta a história de um escravo que  desafia o Império Romano e lidera uma revolução. Kubrick, que até aquele momento possuía controle absoluto sobre seus filmes, perdeu este poder. Spartacus é um grande filme, porém, não tem a marca de seu diretor. Mas, tem seu lugar na História. O estúdio não queria dar o crédito no roteiro para Trumbo, pois o mesmo estava na lista de artistas simpatizantes do Comunismo. Kubrick insistiu e lutou para que o crédito fosse mantido e com isso, terminou por derrubar a famigerada lista do senador McCarthy definitivamente. Spartacus tornou-se também o último filme de Kubrick nos Estados Unidos. O desgaste foi tão grande para o cineasta que após o lançamento do filme ele se autoexilou na Inglaterra, de onde nunca mais saiu.

SPARTACUS (Spartacus – EUA 1960). Direção: Stanley Kubrick. Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Tony Curtis, Peter Ustinov, John Gavin, Herbert Lom, John Dall e Woody Strode. Duração: 197 minutos. Distribuição: Universal. 

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de novembro de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software