IMAGENS

Filme do dia, Slider

Após o estrondoso sucesso de M.A.S.H, em 1970, Robert Altman poderia ter feito uma continuação ou algo que seguisse a mesma linha. Seria bem fácil e o retorno financeiro estaria garantido. Felizmente, Altman optou pelo caminho mais difícil e realizou obras mais complexas e fora do padrão que a indústria esperava. Foi neste contexto que ele dirigiu Imagens, a partir de um roteiro que ele mesmo escreveu tendo por base o livro homônimo escrito pela atriz Susannah York, que faz o papel de Cathryn no filme. Trata-se de uma obra de terror. Mas, um tipo de terror diferente. Mais psicológico e inteiramente cinematográfico. Há aqui duas influências diretas: os filmes Repulsa ao Sexo, do polonês Roman Polanksi; e Persona, do sueco Ingmar Bergman. Na trama, Cathryn vive uma famosa autora de livros infantis. Certo dia ela desconfia que seu marido a está traindo e, a partir daí passa a criar um mundo de fantasias. Tudo em Imagens favorece o clima de tensão e medo esquizofrênico que Altman impõe. A fotografia escura e envolvente de Vilmos Zsigmond e a trilha sonora precisa e hipnótica de John Williams complementam este belo exercício de gênero. Com este filme, Altman deixou bem claro seu lado autoral e independente. E, apesar dos altos e baixos que sua carreira teria ao longo das décadas seguintes, ele sempre manteve esta postura em relação aos seus trabalhos.

IMAGENS (Images – Inglaterra/EUA 1972). Direção: Robert Altman. Elenco: Susannah York, René Auberjonois, Marcel Bozzuffi, Hugh Millais, Cathryn Harrison e John Morley. Duração: 101 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 26 de outubro de 2015

Uma resposta para “IMAGENS”

  1. Ainda não vi esse Images. Mas, devo dizer, todo Altman merece ser visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software