DESAPARECIDO – UM GRANDE MISTÉRIO

Filme do dia, Slider

O cineasta grego Costa-Gavras começou sua carreira em 1965 e quatro anos depois, com a boa acolhida de Z, ganhou projeção mundial. Com filmes de forte conteúdo político, o diretor sofreu perseguições em seu país e se mudou para a França no início da década de 1970. De lá, mudou-se novamente, desta vez para os Estados Unidos, onde dirigiu Desaparecido – Um Grande Mistério, seu primeiro longa americano. O roteiro, escrito pelo próprio diretor, junto com Donald Stewart, tem por base o livro homônimo de Thomas Hauser. A história se passa no Chile, poucos dias depois do golpe militar que derrubou o presidente Salvador Allende e levou Augusto Pinochet ao poder. Um jornalista americano, Charles Horman (John Shea), é preso pelo novo governo. Seu pai, Ed (Jack Lemmon, em desempenho comovente), ao lado de Beth (Sissy Spacek), esposa de Charles, inicia uma cruzada para encontrar o filho. Desaparecido – Um Grande Mistério tem a marca registrada de Costa-Gavras. O fato de ter um filme produzido por um estúdio hollywoodiano não inibiu o diretor de suas convicções políticas. Grande sucesso no ano de seu lançamento, ganhou prêmios importantes. Entre eles: a Palma de Ouro de melhor filme e ator, para Lemmon, no Festival de Cannes. Bem como o Oscar de melhor roteiro adaptado.

DESAPARECIDO – UM GRANDE MISTÉRIO (Missing – EUA 1982). Direção: Costa-Gavras. Elenco: Jack Lemmon, Sissy Spacek,  John Shea , Melanie Mayron ,    David Clennon ,  Charles Cioffi ,  Joe Regalbuto ,  Janice Rule  e Richard Venture . Duração: 116 minutos. Distribuição: Classic Line. 

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de maio de 2015

Uma resposta para “DESAPARECIDO – UM GRANDE MISTÉRIO”

  1. Um filme imperdível. Desses que fica na cabeça após a sessão terminar, desses que ampliam nossa compreensão de humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software