ZAZIE NO METRÔ

Filme do dia

Apesar de formado em Ciências Políticas, o cineasta francês Louis Malle se envolveu mesmo foi com o cinema. Ele começou sua carreira em 1954 dirigindo dois curtas e trabalhando como assistente do grande Robert Bresson. Dois anos depois, junto com o oceanógrafo Jacques Cousteau, ele realizou o premiado documentário O Mundo Silencioso. Seus contemporâneos da Nouvelle Vague não aprovavam seu estilo narrativo e não o aceitaram no movimento. Malle desenvolveu uma filmografia própria e estreou em longas em 1958, ano em que lançou dois filmes: o suspense Ascensor Para o Cadafalso e o drama Amantes. Em 1960 foi a vez de Zazie no Metrô. Baseado no romance homônimo de Raymond Queneau, o roteiro foi adaptado pelo próprio Malle, junto com Jean-Paul Rappeneau. A história gira em torno da menina Zazie (Catherine Demongeot), que mora no interior da França e vai passar dois dias na casa do tio em Paris. Seu sonho é passear de metrô e justamente neste período, os metroviários entram em greve. O filme tem como ponto de vista o olhar de Zazie e segue a estrutura visual de um desenho animado. Aos olhos de hoje, pode até parecer ultrapassado, porém, na época, foi bastante ousado e original. E, cá entre nós, continua muito divertido. 
ZAZIE NO METRÔ (Zazie dans le Métro – França/|Itália 1960). Direção: Louis Malle. Elenco: Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Carla Marlier e Vittorio Caprioli. Duração: 89 minutos. Distribuição: Cult Classic.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “ZAZIE NO METRÔ”

  1. Um Louis Malle a descobrir. Imperdível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software