TERRA PROMETIDA (1975)

Filme do dia

Eu poderia simplesmente escrever que Terra Prometida é um filme obrigatório. Mas, isso, seria muito impositivo e radical. Melhor argumentar sobre as razões que tornam este filme dirigido pelo cineasta polonês Andrzej Wajda importante. Primeiro, porque Wajda é um dos grandes mestres do Cinema. Neste filme, com roteiro escrito por ele mesmo, baseado no romance de Wladyslaw Stanislaw Reymont, ele conta uma história que se passa na Polônia no início do século XX. Somos apresentados a três amigos de infância que têm um sonho em comum: montar uma fábrica de tecidos. Como não possuem o dinheiro necessário para o empreendimento, decidem explorar o sentimento que uma rica mulher judia tem por um deles. Segundo, por se tratar de uma complexa análise sobre o ser humano e sua ambição. Tudo isso em um período de grandes mudanças no mundo, como um todo, e na Polônia, em particular. Wajda é um diretor que sempre procurou tratar de questões de seu país nos filmes que realizou. Não é diferente em Terra Prometida. E terceiro, o simbolismo bíblico que o título evoca se revela fundamental nessa obra de forte impacto narrativo. Se isso não o convenceu ainda, veja-o de qualquer maneira. Afinal, é obrigatório.
TERRA PROMETIDA (Ziemia Obiecana – Polônia 1975). Direção: Andrzej Wajda. Elenco: Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak, Andrzej Seweryn, Anna Nehrebecka, Franciszek Pieczka, Tadeusz Bialoszczynski e Bozena Bykiel. Duração: 179 minutos. Distribuição: Lume.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “TERRA PROMETIDA (1975)”

  1. Obrigatório. Obrigatório. Obrigatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software