OS INFILTRADOS

Filme do dia

Os mafiosos de Martin Scorsese costumavam ser italianos e atuavam na região de Nova York. Esse padrão mudou depois de Os Infiltrados. A cidade agora é Boston e os criminosos são de origem irlandesa. Uma coisa, felizmente, continua igual: o estilo scorseseano. Quando o projeto foi anunciado, houve uma grande expectativa, e não era das melhores. Afinal, o material original era chinês, inspirado na trilogia Conflitos Internos (no Brasil foi lançado apenas um dos filmes). William Monahan escreveu o roteiro e conseguiu inserir elementos dos três filmes originais em apenas um, o que torna esta versão americana mais concisa que sua matriz. A trama em si é das mais originais. O comum, em policiais, é termos um tira infiltrado dentro de uma organização criminosa. Aqui, a situação é um pouco mais complicada. A polícia infiltra um novato, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), na “equipe” do mafioso Frank Costello (Jack Nicholson). Ao mesmo tempo, um homem de confiança de Costello, Colin Sullivan (Matt Damon), se infiltra na polícia. Tenso, intenso e violento, Os Infiltrados é puro Scorsese. Arrisco até dizer que a frase de Costello que abre o filme: “Eu não quero ser um produto do meio-ambiente. Eu quero que o meio-ambiente seja um produto meu”, se aplica perfeitamente ao cinema feito por esse mestre. Quantos diretores em atividade fazem cinema de verdade? Tudo aqui funciona de maneira exemplar. Roteiro complexo e bem escrito. Montagem ágil e envolvente, cortesia da experiente Thelma Schoonmaker. Trilha sonora impecável de Howard Shore (e isso sem contar as músicas dos Stones e dos Beach Boys). Fotografia primorosa de Michael Ballhaus. Elenco afinadíssimo (e olha que a lista de atores é quilométrica). Tudo sob a regência inspirada de Scorsese. Não por acaso, Os Infiltrados foi o grande vencedor do Oscar de 2007, conquistando os prêmios de melhor filme, direção, roteiro adaptado e montagem. Alguns críticos chegaram a escrever que se tratava de um Scorsese menor. Como a sétima arte seria melhor se todos os filmes “menores” fossem assim. Os Infiltrados é Cinema com “C” maiúsculo.
OS INFILTRADOS (The Departed – EUA 2006). Direção: Martin Scorsese. Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone, Vera Farmiga, Alec Baldwin,  Anthony Anderson e Kevin Corrigan. Duração: 151 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

2 respostas para “OS INFILTRADOS”

  1. Silêncio, meus caros, estamos diante de um Mestre. Puro e simples: um MESTRE.

  2. Jopz_B1B disse:

    não é um filme “charmoso”, mas é bastante interessante e vale conferir. eu kurti.

    JOPZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software