EDUKATORS

Filme do dia

O que é ser revolucionário nos dias de hoje? Ainda há espaço para revoluções? O filme alemão Edukators, dirigido por Hans Weingartner, apresenta uma dupla, Peter (Daniel Brühl) e Jan (Stipe Erceg), que tem por objetivo mudar o mundo. Estamos na Alemanha, nos anos seguintes à queda do muro de Berlim. A “revolução” defendida por Peter e Jan consiste em invadir casas luxuosas vazias e bagunçar tudo. Nada é roubado. Eles mudam os móveis e as roupas de lugar. A missão é desorientar os ricos para, a partir daí, ensiná-los. Ao sair, deixam bilhetes com a frase: “seus dias de abundâncias estão contados”. Uma referência ao título original em alemão, que traduzido significa “os anos gordos acabaram”. As coisas se complicam quando Julie (Julia Jentsch), namorada de Jan, precisando de dinheiro por causa de um acidente de carro, vai morar no apartamento dos dois. Um triângulo amoroso se estabelece e os três terminam se envolvendo em um sequestro. O roteiro escrito pelo próprio Weingartner, em parceria com Katharina Held, não toma partido de ninguém. Afinal, cada geração tem os revolucionários que merece. Aqui, acompanhamos um grupo de jovens que sonha com um mundo melhor e que constata que não são, ou pelo menos, não foram os únicos a ter este sonho. Seria o capitalismo o grande mal que assola o planeta? Não existem respostas fáceis em Edukators. E é justamente aí que reside sua atualidade.
EDUKATORS (Die Fetten Jahre Sind Vorbei – Alemanha 2004). Direção: Hans Weingartner. Elenco: Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaussner, Peer Martiny, Petra Zieser e Laura Schmidt. Duração: 127 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software