TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO

Filme do dia

Em tempo real, apenas três anos separam os dois Tropa de Elite, ambos dirigidos por José Padilha. Na cronologia dos filmes, mais de uma década se passou entre eles. O Capitão Nascimento (Wagner Moura) agora é Tenente Coronel. Em decorrência de uma ação em um presídio, é desligado do BOPE. No entanto, sua popularidade faz com que ele “caia pra cima” e passe a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Nascimento não é mais o mesmo. Seus oponentes também não. O próprio subtítulo de Tropa de Elite 2 já deixa isso bem claro. O roteiro foi escrito por Padilha e Bráulio Mantovani, a partir de uma história criada pelos dois, em parceria com Rodrigo Pimentel, ex-policial do BOPE e autor do livro A Elite da Tropa, que deu origem ao primeiro filme. A equipe criativa responsável pelos filmes conseguiu o difícil feito de realizar uma parte 2 superior à parte 1. E olha que o filme original continua muito bom. A diferença é o tom trágico, quase shakespeareano, que predomina agora. Nascimento tem um oponente, se é que podemos chamá-lo assim, na figura de Diogo Fraga (Irandhir Santos). Professor e defensor dos direitos humanos, Fraga é designado para intermediar as negociações com os detentos e termina justamente no meio do fogo-cruzado que se estabelece no presídio. A partir dos acontecimentos deste dia, toda a narrativa se move e transforma as vidas das personagens. Padilha é um hábil diretor de atores e de cenas de ação e conta aqui com um elenco de grandes atores, seja nos papéis principais, como é o caso de Wagner e Irandhir, seja nos papéis secundários, onde se destacam André Mattos (Fortunato), Sandro Rocha (Major Rocha) e Seu Jorge (Beirada). Tropa de Elite 2 foi também o filme certo no momento certo. Não por acaso, se tornou a produção brasileira de maior sucesso de público da história, com mais de onze milhões de espectadores, somente nos cinemas. Uma curiosidade: o homem que puxa a salva de palmas ao Coronel Nascimento na cena do restaurante é interpretado pelo próprio Rodrigo Pimentel.
TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Brasil 2010). Direção: José Padilha. Elenco: Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Milhem Cortaz, Maria Ribeiro, Sandro Rocha, André Mattos, Tainá Müller, Seu Jorge, Adriano Garib, Emílio Orciollo Neto, Rodrigo Candelot e Julio Adrião. Duração: 115 minutos. Distribuição: Vinny Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

4 respostas para “TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO”

  1. Tropa 2 define, como no primeiro, um herói brasileiro em nossa cinematografia. E funciona. E é ótimo cinema, diga-se de passagem.

  2. Jopz_B1B disse:

    Tão bom quanto o primeiro, um daqueles pra entrar na lista das continuações que não decepcionaram ou até superam a obra original.

    E quem não comentar esse post do Marden por favor… “PEDE PRA SAIR!”

    😉

    jopz

  3. O filme vai bem – vai muito bem! – até os últimos 5 minutos, que é quando o Padilha derrapa e modifica a persona do herói, lhe dando aquilo que uma grande história não merece ter: uma redenção. Mas é algo corriqueiro nos últimos anos no cinema popular. É um “deus ex machina” velado. Poupar o espectador de uma dor maior faz com que se perca a chance da sublimação.
    Fora isso, curto demais os dois filmes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software