ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Filme do dia

Primeiro veio a obra teatral, escrita, dirigida e estrelada por Gianfrancesco Guarnieri. Paralelo a isso, o cineasta Leon Hirszman registrava o surgimento dos movimentos sindicais no Brasil no documentário O ABC da Greve, que consta como extra nesta caprichada edição especial da VideoFilmes. Em Eles Não Black-Tie, o conflito de gerações se estabelece quando um jovem operário, vivido por Carlos Alberto Riccelli, renega o legado de luta de seu pai e líder sindical, papel de Gianfrancesco Guarnieri, e fura a greve da fábrica, no ABC paulista. Hirszman tem familiaridade com o tema e traça aqui um rico painel da sociedade brasileira na virada dos anos 1970 para os 1980. O governo militar ainda ditava as regras no Brasil e qualquer tentativa de greve ou ação contra o poder estabelecido era punida severamente. A partir de um conflito familiar que se mistura com um conflito externo muito maior, acompanhamos uma verdadeira descida ao inferno de uma humilde e trabalhadora família de brasileiros. Quem quiser entender o país que vivemos não pode deixar de ver este filme. Simples assim.
ELES NÃO USAM BLACK-TIE (Brasil 1981). Direção: Leon Hirszman. Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho, Francisco Milani, Renato Consorte, Anselmo Vasconcelos e Lélia Abramo. Duração: 115 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

Uma resposta para “ELES NÃO USAM BLACK-TIE”

  1. Um dos melhores Leon Hirszman em um dos melhores filmes do cinema, no melhor sentido desta palavra. Todo o drama humano está presente aqui, como se fora escrito por um Shakespeare. Imperdível [eu diria, obrigatório!].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software