1984

Filme do dia

Em 1948, quando o escritor inglês George Orwell escreveu seu mais famoso livro, 1984, talvez ele nunca tenha pensado que sua história pudesse se tornar realidade e muito menos que um dos termos criados por ele, o “grande irmão”, se tornaria nome de um reality show. Orwell imaginou uma ditadura totalitária, na qual o Estado controla cada gesto de cada cidadão. Entre eles, Winston Smith (John Hurt), um humilde funcionário que se apaixona por Julia (Suzanna Hamilton) e tenta enfrentar a repressão imposta pelo sistema que tudo ouve e tudo vê. O cineasta Michael Radford adaptou e dirigiu 1984 e conseguiu recriar em imagens todo o clima opressivo relatado no livro. Além do elenco fantástico, que traz Richard Burton no papel de O’Brien, seu último trabalho como ator, o filme também possui uma direção de arte impactante, além de uma fotografia carregada de tons escuros e que proporciona a atmosfera perfeita para esta feroz e sempre atual crítica ao totalitarismo.
1984 (1984 – Inglaterra 1984). Direção: Michael Radford. Elenco: John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton, Cyril Cusack, Gregor Fisher e James Walker. Duração: 113 minutos. Distribuição: Lume/Obras Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

3 respostas para “1984”

  1. E para os cinéfilos mais intensos… sugiro procurar a trilha que nunca foi trilha do 1984, nas mãos do Eurythmics!… É tipo: ler o livro, ver o filme e escutar as duas trilhas sonoras!

  2. Fiquei com uma vontade danada de de ir à locadora e pegar o excelente 1984, Marden, mas deixarei para o fim de semana, quando há mais tempo para o desfrute. Obrigada pela dica de hoje; está anotadíssima!

  3. Jopz_B1B disse:

    O livro é fantástico, já li mais de uma vez, o filme nunca conferi com medo de não chegar nem perto da grandeza do livro, mas pela sua crítica parece que o filme também é bom, então vai pra fila e será conferido… e é por isso que eu sempre passo por aki conferir as dikas do Marden, valeuz,

    JOPZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software