O MENTIROSO

Filme do dia

Não se deixe enganar. O Mentiroso é muito mais que uma comédia com o “careteiro” Jim Carrey. Primeiro, o termo “careteiro” não faz jus ao talento desse comediante canadense. Carrey é um ator “físico”, na melhor tradição de Jerry Lewis, por exemplo. Ele sabe como poucos utilizar seu corpo a favor do humor. Segundo, é muito mais difícil fazer comédia do que drama. E Jim Carrey se sai muito bem nos dois gêneros. Mas voltemos ao filme dirigido por Tom Shadyac. O Mentiroso conta a história de Fletcher Reede (Carrey), um advogado brilhante que sabe mentir como ninguém e utiliza esse “dom” em seu trabalho. O sucesso profissional teve um custo muito alto para ele. Acabou com seu casamento e o tem afastado do convívio com o filho. Justamente na véspera do dia mais importante de sua carreira, Fletcher não consegue participar da festinha de aniversário do filho. O menino, triste com a ausência do pai e cansado de suas desculpas, faz um pedido: que ele não consiga mentir por um dia inteiro. Shadyac imprime o ritmo certo para contar sua história e tem em Jim Carrey o ator perfeito para o papel. O Mentiroso, aparentemente, é uma comédia, muito engraçada por sinal. Porém, consegue tratar de outras questões mais sérias. Estão lá o eterno embate entre carreira e família. Por também ser um filme de tribunal, há uma discussão que envolve ética profissional e opções de conduta. Parece muita coisa para um filme de pouco mais de 80 minutos e que tem como meta principal fazer rir. E essa é a grande surpresa que ele nos reserva.
O MENTIROSO (Liar, Liar – EUA 1997). Direção: Tom Shadyac. Elenco: Jim Carrey, Maura Tierney, Jennifer Tilly, Justin Cooper, Swoosie Kurtz, Amanda Donohoe, Jason Bernard, Cary Elwes e Anne Haney. Duração: 87 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

9 respostas para “O MENTIROSO”

  1. “The hand, the hand!”… um Jim Carrey em plena forma. Concordo com o Marden em todos os aspectos.

  2. O Mentiroso é o Cidadão Kane de Carrey: vai continuar passando o resto de sua vida tentando superar esta obra – que envelhece bem e se consolida como um clássico. É o preço que se paga ao realizar uma obra-prima.

  3. Marden disse:

    It’s the claw. It’s the claw!

  4. yes, you´re right: “It’s the claw, it’s the claw!”

  5. Jopz_B1B disse:

    Divertidissimo, alias faz tempo que não vejo uma comédia tão boa… quais suas sugestões no mesmo estilo?

    JOPZ

  6. Marden disse:

    Jopz, só prá citar alguns: Um Peixe Chamado Wanda, Quanto Mais Quente Melhor, Morte no Funeral (a versão inglesa), O Barato de Grace, Levada da Breca e A Fortuna de Ned.

  7. Jopz_B1B disse:

    Maravilha, vou conferir algum desses ainda nessa semana.

    JOPZ

  8. bruno knott disse:

    De fato o Jim Carrey é um ator que sabe transitar muito bem entre o drama e comédia. Acredito que O Mentiroso tenha sido o ápice do ator no quesito fazer rir.

    Como você falou, existem outros temas interessantes no meio dessa comédia… é um filme que não hesito em assistir quando a oportunidade aparece. Mesmo na versão dublada ele diverte.

  9. O Mentiroooooso! gente, esse filme é campeão do Super Cine e daquele de sábado a tarde da globo que eu não lembro o nome. eu adoro esse filme! ele tem aqueles clichezinhos que você assiste e pensa “eu já vi isso antes”. mas é tãããão legal. a hora do tribunal é a que eu mais gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software