NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR

Filme do dia

Quando o primeiro Tropa de Elite tornou-se o maior sucesso do mercado de dvds piratas do Brasil, os camelôs começaram a vender o documentário Notícias de Uma Guerra Particular como se fosse a “parte 2” do filme de José Padilha. O curioso é que, de uma certa maneira, os dois têm muito em comum. Dirigido por João Moreira Salles e Kátia Lund, Notícias de Uma Guerra Particular contém a gênesis de três grandes filmes brasileiros realizados na primeira década do Século XXI: Cidade de Deus, Ônibus 174 e o próprio Tropa de Elite. Ao traçar um amplo painel das origens do tráfico de drogas e das causas da violência no Rio de Janeiro, os dois diretores, com um incrível poder de síntese (apenas 56 minutos), conseguem atingir seus objetivos. Sem cair em maniqueísmos desnecessários, a história é contada por múltiplos protagonistas. Traficantes, moradores, jornalistas, policiais, enfim, todos que compõem o grande mosaico de uma cidade como o Rio de Janeiro estão presentes. Em especial, temos a figura do capitão Rodrigo Pimentel, então oficial do BOPE. Aqui, cabe um capítulo especial. Pimentel, pouco tempo depois, participa da ação envolvendo o seqüestro do Ônibus 174. Mais tarde, ele se desliga da corporação e escreve um livro, Elite da Tropa, que conta uma história narrada por um certo capitão Nascimento. O livro serve de base para o roteiro do filme Tropa de Elite. Esta edição especial traz extras imperdíveis. Temos o documentário Santa Marta: Duas Semanas no Morro, dirigido em 1987 por Eduardo Coutinho, além da íntegra de muitas das entrevistas. Simplesmente indispensável para compreendermos as raízes de um problema social grave do cotidiano de qualquer grande cidade brasileira.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Brasil 1999). Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund. Documentário. Duração: 57 minutos. Distribuição: VideoFilmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

Uma resposta para “NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR”

  1. João Moreira Salles faz parte, digamos, da minha família intelectual. Seria como um dos meus irmãos – ao passo que o Eduardo Coutinho seria um dos meus pais. Posso ariscar em dizer que me aproximo mais do João, inclusive. Notícias de Uma Guerra Particular chega a ser perturbador, tamanho mergulho que ele e Kátia Lund deram no tema. Imperdível! PS: O extra de Santa Marta é assinado pelo Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software