SANEAMENTO BÁSICO – O FILME

Filme do dia

A discussão é antiga. O que é mais importante? Investir em cultura ou em esgotos? Na comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, os moradores do local precisam urgentemente que seja construída uma fossa para tratamento do esgoto. Como não há recursos para a obra, a subprefeitura propõe que seja produzido um vídeo de ficção com uma verba que foi destinada pelo governo federal para projetos culturais e que precisa ser usada. Quem conhece os trabalhos do cineasta gaúcho Jorge Furtado, sabe que ele adora utilizar em seus roteiros elementos de metalinguagem, ou seja, usa o cinema para falar de cinema. Em Saneamento Básico – O Filme não é diferente. A brincadeira tem início já na abertura, quando Marina (Fernanda Torres) está recebendo um grupo de pessoas da vila para uma espécie de reunião de condomínio. E não pára por aí. Ao longo de todo o filme, à medida que a própria Marina, junto com seu marido Joaquim (Wagner Moura) iniciam as pesquisas para elaborar um roteiro até a efetiva produção do vídeo, tudo remete à feitura de uma obra cinematográfica. Furtado consegue discutir dois temas bastante complexos, cultura e saneamento básico, e o faz com a competência habitual. Seus filmes são carregados de humor, ritmo, ótimos diálogos e um excelente desempenho do elenco. Ele próprio costuma dizer que é um roteirista que dirige. Pode até ser verdade, mas, na real, poucos cineastas no Brasil possuem a habilidade que Jorge Furtado tem para contar histórias.
SANEAMENTO BÁSICO – O FILME (Brasil 2007). Direção: Jorge Furtado. Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Janaína Kremer, Tonico Pereira, Paulo José, Sérgio Lulkin, Marcelo Aquino, Lúcio Mauro Filho e Zéu Brito. Duração: 112 minutos. Distribuição: Sony.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

5 respostas para “SANEAMENTO BÁSICO – O FILME”

  1. roger disse:

    Acho Jorge Furtado genial! Gostei muito de Saneamento Básico, mas me diverti mais com O Homem que Copiava.

  2. Jopz_B1B disse:

    Não vi ainda, boa dika.

    O homem que copiava tbem achei o máximo.

    Gostei tambem do premiado ILHA DAS FLORES.

    Ele consegue sair do lugar comum.

    JOPZ

  3. JULIANA MEREGE disse:

    “OLHA QUEM VEM LÁ…
    É SELENE…
    QUE SELENE?
    SELENE SEAGAL…” UASHUAHSUA
    ESSA PARTE DE FILME É MTO BOA, EU SEMPRE FAÇO A IMITAÇÃO COM MEU MARIDO E RIMOS MTOOOOOO

  4. Anonymous disse:

    domesticas é outro filme mto engraçado…

  5. Marilia disse:

    Filme assim a gente não esquece mesmo. Adorei a história, os atores, o ritmo do filme. O diretor foi mais uma vez feliz na sua obra.

    A gente também sempre lembra da cena da Selene Seagal… principalmente a solução para fazer Merchandising com a loja que patrocina o vestido dela… é de matar de rir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software