A MOSCA

Filme do dia

Não foi por falta de aviso. O cartaz do filme já anunciava: “Tenha medo. Tenho muito medo”. Quando foi revelado que o cineasta canadense David Cronenberg iria dirigir a refilmagem de A Mosca da Cabeça Branca, de 1958, havia uma certeza de que ele era o diretor certo para aquela façanha. Obcecado pelo corpo humano e suas transformações, A Mosca era um projeto perfeito para ele. Seth (Jeff Goldblum) é um metódico cientista que faz experiências com teletransporte. Veronica (Geena Davis) vive uma repórter que acompanha as pesquisas. Durante um teste, o DNA de Seth se mistura com o de um outro ser vivo que se fazia presente dentro da máquina, uma mosca. Cronenberg narra de maneira originalíssima a ascenção e queda de um homem. Em um primeiro momento, após a fusão dos DNAs, Seth se sente um homem mais forte e eufórico, porém, tempos depois, o lado inseto começa a sobressair. A narrativa do diretor permite diferentes interpretações. Uma das possíveis análises trata de uma analogia ao vírus da AIDS. Cronenberg é um diretor econômico e objetivo. Ele não costuma perder tempo com seqüências desnecessárias. Tudo que ele coloca em cena tem uma razão de ser. Há momentos nojentos, é verdade, mas nada fora de contexto ou que desvie a atenção da trama, muito pelo contrário. Preste atenção no trabalho de maquiagem desenvolvido por Chris Walas e na ponta de Cronenberg no papel do ginecologista.
A MOSCA (The Fly – EUA 1986). Direção: David Cronenberg. Elenco: Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, Michael Copeman, David Cronenberg, Carol Lazare e Shawn Hewitt. Duração: 96 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2021

Uma resposta para “A MOSCA”

  1. Uma obra na medida certa. Não engana, não surpreende, nem encanta. Mas satisfaz dentro do que se prentende cumprir. Uma nota pessoal: assiste no cinema, numa sessão especial de pré-lançamento, num sábado, às 9h da manhã. Via rádio Transamérica. Bem coisa dos anos 80.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software