M.A.S.H.

Filme do dia

Hospital Cirúrgico Móvel do Exército. Em inglês, Mobile Army Surgical Hospital. Ou simplesmente M.A.S.H.. Quando Robert Altman anunciou no final dos anos 1960 que iria dirigir uma comédia sobre a Guerra da Coréia, houve um misto de expectativa e apreensão. Guerras não são engraçadas. A questão é que em M.A.S.H. o humor surge como uma maneira, talvez a única, de lidar com os horrores da guerra. A história é centrada no trabalho de dois cirurgiões, Hawkeye (Donald Sutherland) e Trapper (Elliot Gould). Junto deles temos outras personagens que compõem o pelotão: o major “xarope” Frank (Robert Duvall), a oficial “lábios quentes” (Sally Kellerman), o vigário (Rene Auberjonois) e o “faz tudo” Radar (Gary Burghoff). Um elenco em estado de graça, sempre no ritmo e no tempo certos. Altman destila acidez e sarcasmo por todos os fotogramas. Mas, também exala humanidade e companheirismo. Seu filme não nos poupa da insanidade da guerra. E é dessa insanidade que ele extrai com leveza, graça e precisão o ridículo de qualquer conflito bélico entre países. Um humor inteligente, contestador, engajado e também reflexivo. O sucesso do filme foi tão grande que gerou uma série de TV. Ela ficou 11 temporadas no ar e foi uma das mais assistidas da história de televisão americana.
M.A.S.H. (M.A.S.H. – EUA 1970). Direção: Robert Altman. Elenco: Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt, Robert Duvall, Sally Kellerman, Jo Ann Pflug, Rene Auberjonois e Gary Burghoff. Duração: 116 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de maio de 2021

2 respostas para “M.A.S.H.”

  1. Entre O Grande Ditador, de Chaplin, e M.A.S.H., não lembro de nenhuma intercorrência cômica cinematográfica sobre o evento Segunda Grande Guerra. Por uma imposição mercadológica (e não moral, como muitos podem pensar), dizia-se que fazer humor sobre um evento tão trágico não poderia se pretender retorno financeiro que compensasse uma produção. Mas em 1970 a geração já era outra – e isso o mercado aprendeu rápido a utilizar, sem pudores. Além de ser um filme de diretor, M.A.S.H. também é um filme de produtor, pelo risco que correram juntos.

  2. Marilia disse:

    Eu acompanhei durante muito tempo as reprises da série e adorava, ver, rever diversas vezes o mesmo episódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software