DURO DE MATAR

Filme do dia

Tudo que John McClane queria era uma chance de refazer sua família. Ele é um policial de Nova York em visita a Los Angeles na semana do Natal. Sua ex-mulher, Holly, trabalha para uma multinacional japonesa que funciona na Nakatomi Plaza. É para lá que ele vai para se encontrar com ela. O local é invadido por um grupo de supostos terroristas comandado por Hans Gruber. McClane torna-se então o cara certo, no lugar certo, na hora certa. Essa é a trama de Duro de Matar, filme dirigido em 1988 por John McTiernan e estrelado por um Bruce Willis em início de carreira no cinema. Willis já era um rosto conhecido da TV, onde atuava na série A Gata e o Rato. O papel de McClane havia sido oferecido ao ator Tom Berenger, que o recusou. Na pele de Willis, John McClane se transformou em um ícone do cinema de ação. A história de Duro de Matar trouxe um novo fôlego para um gênero que já demonstrava sinais de cansaço. Seu impacto foi tão grande que sua estrutura narrativa virou fórmula. Por exemplo: o que é Velocidade Máxima? Nada mais nada menos que um Duro de Matar dentro de um ônibus. O diretor John McTiernan desenvolveu na época o que podemos chamar de “cinema claustofóbico de ação”. Ele havia dirigido O Predador e dirigiria depois A Caçada ao Outubro Vermelho. Junto com Duro de Matar, eles compõem uma trilogia de filmes de ação passados em ambientes fechados. Além de Willis, destaque para o ator britânico Alan Rickman, em seu filme de estréia, no papel do vilão Hans Gruber. Como diria John McClane, tire seus sapatos e meias e deixe seus pés tocarem o chão. E se as coisas se complicarem: “Yippee-ki-yay, motherfucker!”
DURO DE MATAR (Die Hard – EUA 1988). Direção: John McTiernan. Elenco: Bruce Willis, Bonnie Bedelia, Alan Rickman, Reginald VelJohnson, Paul Gleason, William Atherton, Hart Bochner, James Shigeta e Alexander Godunov. Duração: 131 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de maio de 2021

6 respostas para “DURO DE MATAR”

  1. noooossa, faz muito tempo que eu assisti esse filme, nem lembro direito! vou ver de novo!

    por isso que é bom entrar no seu blog, Marden. eu nunca mais fui na locadora e fiquei olhando para as prateleiras sem saber o que locar.

    beijooo!

  2. Jopz_B1B disse:

    Um marco no cinema de ação. Fui ver 2 ou 3 vezes no cinema. Pura diversão que eu acho que o cinema só conseguiu refazer com PIRATAS DO CARIBE, outro filme que é divertido e empolgante do inicio ao fim.

    JOPZ

  3. Anonymous disse:

    Olá Marden,

    acompanho o blog e estou a procura do filme “As 4 chaves mágicas”, você tem uma dica de onde conseguir?

    Obrigado,
    Att. Alexandre

  4. Bah, eis a “jornada do herói” na versão clássica, completa. Visto 2 x no falecido Cine Plaza – e inúmeras vezes como objeto de estudo. “Hans… what you’re saying? Hã?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software