REBELDIA INDOMÁVEL

Filme do dia

Paul Newman já era um astro quando recebeu, em 1967, o roteiro de Rebeldia Indomável. Ele tinha concluído uma série de cinco filmes, curiosamente começando com a letra “H”, onde desconstruía a imagem de herói. Newman, assim como seu contemporâneo Marlon Brando, gostava de interpretar personagens contestadoras, anti-heróicas. E Lucas Jackson, o Luke de Rebeldia Indomável, tem essa característica. A trama pouco revela sobre as motivações de Luke. Sabemos apenas que ele não gosta de seguir regras, que tem um espírito libertário. Ele é preso logo no começo do filme para cumprir uma sentença de dois anos por destruir propriedade pública. O ambiente da penitenciária é curioso. Temos guardas fechados e rígidos demais, cheios de normas e exigências. Ao contrário dos presos, que são falantes e bem-humorados. Em alguns momentos, nem parecem que estão cumprindo pena. Isso faz com que o caráter contestador de Luke logo se manifeste. Seja em um jogo de cartas; em uma aposta envolvendo ovos cozidos (a seqüência é hilária) ou nas tentativas de fuga. Tudo o que acontece é conseqüência de uma “falha de comunicação”. Paul Newman usa todo seu charme e carisma a favor da personagem. Preste atenção nas mudanças em seu sorriso ao longo da história. O filme foi dirigido por Stuart Rosenberg, um diretor que realizou poucos trabalhos, mas, deixou uma marca de qualidade e estilo.
REBELDIA INDOMÁVEL (Cool Hand Luke – EUA 1967). Direção: Stuart Rosenberg. Elenco: Paul Newman, George Kennedy, J.D. Cannon, Ralph Waite, Dennis Hopper, Harry Dean Stanton, Robert Drivas, Lou Antonio, Strother Martin e Jo Van Fleet. Duração: 126 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

3 respostas para “REBELDIA INDOMÁVEL”

  1. Superfilme, um clássico que mostra o poder de um roteiro. Se fosse um livro, uma encenação teatral ou um disco temático, faria sucesso igual. Também mostra como a química entre atores compromete a sobrevida de um filme – esse ainda permanece atual.

  2. Cipriano disse:

    Sim, a seqüência dos ovos é hilária… trata-se aqui de um filme absolutamente obrigatório!
    PS: Ótima a escolha da fotografia.

  3. Jopz_B1B disse:

    Pra mim é o melhor filme de prisão… tenho também aki em kaza e não empresto com medo de não voltar…

    ;-P

    JOPZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software