OS DEZ MANDAMENTOS

Filme do dia, Slider

Na história do cinema existem pouquíssimos diretores que são sinônimos de grandes espetáculos. Durante cerca de três décadas, um nome reinou absoluto em Hollywood nesta restrita seara: Cecil B. DeMille. Muitos exemplos de sua filmografia poderiam ser listados. Porém, o mais destacado é, sem dúvida alguma, a segunda versão que ele dirigiu, em 1956, de Os Dez Mandamentos. A primeira versão, muda e em preto e branco, ele havia dirigido em 1923. DeMille realizou 80 produções ao longo de sua carreira e conseguiu transformar seu nome em chamariz para os filmes que dirigia. Em Os Dez Mandamentos, inspirado no livro bíblico do Êxodo, acompanhamos a história de Moisés, vivido por Charlton Heston, desde o seu nascimento até o momento em que ele recebe as tábuas com as Leis de Deus. São quatro horas de filme que, acreditem, não sentimos passar. DeMille tem um senso de espetáculo realmente fabuloso e apurado. Apesar de conduzir um grande show de luzes, cores e efeitos, nunca perde o foco em suas personagens. Os Dez Mandamentos foi seu último trabalho como produtor e diretor. Ele veio a falecer três anos depois do lançamento. Mesmo hoje, com toda a tecnologia disponível, este filme continua impressionante. A seqüência em que Moisés divide o Mar Vermelho em dois, abrindo o caminho para a passagem dos judeus que partem do Egito, continua impactante. Uma curiosidade: a edição especial em DVD contém as duas versões dirigidas por DeMille.

OS DEZ MANDAMENTOS (The Ten Commandments – EUA 1956). Direção: Cecil B. DeMille. Elenco: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter, Edward G. Robinson, Yvonne De Carlo, Debra Paget, John Derek e Vincent Price. Duração: 231 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de janeiro de 2020

2 respostas para “OS DEZ MANDAMENTOS”

  1. Cipriano disse:

    É um grande espetáculo, não há dúvida. Talvez um “Avatar” da década de 1950.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software