A ESPIÃ

Filme do dia, Slider

O diretor holandês Paul Verhoeven iniciou sua carreira na TV, nos anos 1960. Entre 1971 e 1983, realizou diversos longas para cinema em seu país de nascimento. Em 1984 mudou-se para os Estados Unidos, onde permaneceu por pouco mais de 20 anos, até retornar à Holanda para dirigir A Espiã. O filme conta a história de Rachel Stein/Ellis de Vries (Carice van Houten), uma jovem judia que para sobreviver, se envolve na luta da resistência holandesa contra a ocupação nazista, em 1944. Verhoeven sempre foi um cineasta sem pudores, principalmente, na primeira fase de sua carreira. Voltar a trabalhar em sua terra e com seu idioma natal trouxeram de volta algumas características curiosas de seu estilo. Algo que ficou adormecido, ou melhor, sublimado em sua filmografia americana. A trajetória de Ellis é tão fantástica e cheia de reviravoltas que é impossível desgrudar os olhos da tela. A história resgata passagens da Segunda Guerra Mundial que não costumamos ver em filmes. Afinal, a maior parte deles é centrada em americanos, ingleses, franceses e italianos, nessa ordem. Depois, aparecem os alemães, os russos e os japoneses. Holandeses, convenhamos, é muito raro. Só isso já seria um bom motivo para assistir ao filme. No entanto, existe uma razão mais forte ainda: A Espiã é um melodrama de guerra que não tem vergonha de ser melodramático.

A ESPIÃ (Zwartboek – Holanda 2006). Direção: Paul Verhoeven. Elenco: Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman, Halina Reijn, Waldemar Kobus, Derek de Lint, Christian Berkel, Dolf de Vries, Peter Blok e Michiel Huisman. Duração: 145 minutos. Distribuição: Europa.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de janeiro de 2020

Uma resposta para “A ESPIÔ

  1. Cipriano disse:

    Um Verhoeven que eu não assisti e, através de tuas palavras, ampliou a minha curiosidade. Tenho particular interesse pelos que voltam a filmar em sua terra natal. Sempre há, inevitavelmente, um retorno às raízes no campo existencial [bem mais significativo se comparado ao espaço geográfico, digamos].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software