OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA

Filme do dia, Slider

Quando foi lançado, em 1981, Os Caçadores da Arca Perdida trazia em seu cartaz a frase: A volta das grandes aventuras. Não poderia haver chamariz melhor, nem mais verdadeiro. Diz a lenda que Steven Spielberg sempre sonhou dirigir um filme de James Bond. Estava ele, junto com George Lucas, no verão de 1977, em uma praia do Havaí. Ambos queriam distância da repercussão aos filmes recém-lançados: Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Guerra nas Estrelas. Lucas contou para Spielberg sobre as aventuras de um herói-arqueólogo que ele havia criado, inspirado nos antigos seriados da Republic. Ele convidou o amigo para dirigir o filme e disse que este seria o seu “James Bond”. Spielberg aceitou o convite e indicou um jovem e talentoso Lawrence Kasdan, para escrever o roteiro. E o resto, é história. A trama gira em torno da busca de um artefato místico-religioso, a Arca de Aliança, que guardaria os Dez Mandamentos e daria poder infinito ao seu possuidor. O inimigo seria aquele que todos adoram odiar: os nazistas. Indiana Jones não é um herói mascarado e de vida dupla como é comum nas histórias em quadrinhos. Mas, ele possui algumas características que são comuns aos heróis das HQs. Isso se reflete, principalmente, em suas roupas. Quando está lecionando, ele veste um terno bem costurado e de cores sóbrias, usa óculos e os cabelos estão sempre penteados. Uma imagem acadêmica típica. A roupa “alinhada” denota bom gosto e um certo poder aquisitivo. O cuidado com os cabelos mostra um pouco de vaidade. Os óculos transmitem o principal: inteligência, conhecimento e experiência. Ao ouvir o chamado da aventura, nosso professor se transforma. Sai o terno e entra uma roupa mais leve e uma jaqueta bem surrada. Como a ação não pára, ele não tem mais tempo para pentear os cabelos e muito menos para fazer a barba. Por último, ao invés dos óculos, ele usa um chapéu, que tem dois significados: 1) classe, um chapéu é sempre elegante; 2) cobre a cabeça, ou seja, ocupa o lugar dos óculos como símbolo do saber. Não é à toa que em suas aventuras, todas as vezes que ele perde o controle da situação, ele está sem o chapéu. Sem falar nas duas únicas armas que ele carrega: um revólver e um chicote, que funcionam como extensões da roupa. O papel de Indiana Jones quase ficou com o ator Tom Selleck, da série Magnum. Mas, convenhamos, é impossível imaginar outro ator na pele do Indy que não seja o Harrison Ford. Para finalizar: Se aventura tem um nome, só pode ser Indiana Jones!
OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (Raiders of the Lost Ark – EUA 1981). Direção: Steven Spielberg. Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Denholm Elliot, John Rhys-Davies, Paul Freeman, Ronald Lacey e Alfred Molina. Duração: 115 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de janeiro de 2020

4 respostas para “OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA”

  1. bom, só não assistiu Indiana quem não quis, né, porque era record da Sessão da Tarde. eu já vi milhões de vezes esse filme e em todas elas eu me diverti horrores. adoraaaaava o senso de humor do Indiana Jones no filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software