TRAÍDOS PELO DESEJO

Filme do dia

A fábula da rã e do escorpião sintetiza soberbamente as intricadas relações humanas mostradas em Traídos Pelo Desejo. A direção é do irlandês Neil Jordan, um artista que sempre gostou de trabalhar com temas ambíguos. Aqui, a ambiguidade é elevada ao máximo. A trama flui magnificamente. O roteiro captura e envolve o espectador ao misturar as mais variadas emoções e sentimentos em um mesmo caldo. Um caldo que jamais perde o sabor. Muitos ingredientes compõem essa mistura: traições, intrigas, lealdade, sexo, amor e amizade. O filme gira em torno de Fergus (Stephen Rea), um guerrilheiro do IRA (sigla em inglês para Exército Revolucionário Irlandês). Ele sequestra Jody (Forest Whitaker) e aguarda ordens superiores sobre o que fazer com o prisioneiro. A convivência entre os dois faz nascer uma amizade e, na sequência, Fergus termina por se envolver com Dil (Jaye Davidson), namorada de Jody. O roteiro bem amarrado, o elenco em estado de graça e a direção inventiva e precisa de Jordan fazem de Traídos Pelo Desejo uma obra singular e cheia de boas surpresas. Quando de seu lançamento ele foi bastante comentado por causa de uma revelação que é feita pouco depois da metade do filme. Isso gerou muita polêmica e debates acalorados na época. O diretor conduz sua trama tendo como norte maior o caráter de suas personagens, principalmente Fergus. Seu comportamento é resumido de maneira brilhante na fábula mencionada no início dessa resenha. Indicado a seis prêmios Oscar, ganhou apenas um: o de melhor roteiro original. O projeto foi rejeitado pelos estúdios americanos e terminou sendo produzido na Inglaterra com um orçamento bem modesto. Quando foi lançado, o boca-a-boca em torno do mistério que o filme apresenta o transformou em um grande sucesso de público. Traídos Pelo Desejo não é um filme fácil. Mas, é daqueles que se vê com prazer do início ao fim. Em tempo: não me peça para revelar o segredo do filme. É contra minha natureza.

TRAÍDOS PELO DESEJO (The Crying Game – Inglaterra 1992). Direção: Neil Jordan. Elenco: Stephen Rea, Jaye Davidson, Miranda Richardson, Forest Whitaker, Jim Broadbent, Adrian Dunbar, Ralph Brown, Susie Figgis e Chris Rea. Duração: 112 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de setembro de 2021

3 respostas para “TRAÍDOS PELO DESEJO”

  1. WTakeuchi disse:

    Um amigo meu me repreende até hoje por ter recomendado o filme à ele, que pelo título, pensou ser um romance, aninhando-se com a esposa no sofá de casa! Quando chega no momento da surpresa, acabou o romance!

  2. Marilia disse:

    Hahahahahahh…. mas, a intenção do filme é bem essa, de surpreender. Acredite, todos se assustam com aquele momento (não vou contar o final do filme, hoje, quem sabe noutro momento???)

  3. Fabiano disse:

    Nesse filme eu tomei o maior susto da minha vida… Me senti o próprio personagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software