OU TUDO OU NADA

Filme do dia

Quem poderia imaginar que um filme sobre um grupo de homens desempregados que resolve tirar a roupa em um strip-tease seria o mais lucrativo do ano? Sem atores conhecidos, com um diretor estreante e um orçamento modesto, cerca de 3,5 milhões, Ou Tudo ou Nada faturou quase 258 milhões de dólares nas bilheterias mundiais em 1997. Qual seria então o segredo desse sucesso? É bem simples. Antes de tudo, um roteiro muito bem escrito por Simon Beaufoy. Outro fator importante foi a escalação do elenco e fechando, uma direção que ressalta o melhor da tradição cinematográfica inglesa. Ao contrário do cinema americano, que desde o começo optou por “contar histórias”, os ingleses começaram realizando documentários e esse jeito “documental” de fazer filmes é visível nas obras de ficção, já que temos sempre a impressão de não estarmos vendo atores, mas, pessoas comuns em suas rotinas diárias. Ou Tudo ou Nada tem esse “clima” realista e natural que nos convence. Da primeira à última cena, tudo que acontece com as personagens é verdadeiro. Essa talvez seja a razão do sucesso do filme. Acreditamos e torcemos por aqueles homens que enfrentam a falta de trabalho e a baixa auto-estima e decidem “virar o jogo”, nem que para isso, tenham que tirar a roupa e mostrar tudo.
OU TUDO OU NADA (The Full Monty – Inglaterra 1997). Direção: Peter Cattaneo. Elenco: Robert Carlyle, Tom Wilkinson, Paul Barber, Mark Addy, Hugo Speer e Leslie Sharp. Durãção: 91 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de abril de 2015

2 respostas para “OU TUDO OU NADA”

  1. Muitíssimo interessante a leitura sobre (uma das) diferenças entre o cinema americano e o inglês. Joga uma luz sobre a explicação do sucesso de “Full Monty” e vai além – essa luz revela outros objetos do universo cinematográfico e as suas múltiplas formas narrativas. De fato, cinema não é uma coisa só. Cinema deveria ser um substantivo já no estado plural, como “pires” ou “lápis”.

  2. Gaby Brandalise disse:

    Hahaha eu adooooooro esse filme. Já assisti um monte de vezes na TV a cabo. A cena em que a esposa de um deles encontra a tanga que ele usa para fazer o show e acha que ele está tendo um caso é incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software