Please select featured categories (for ticker) in theme admin panel. You can select as much categories as you want.

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

Filme do dia, Slider

O cineasta francês Jean-Pierre Jeunet iniciou sua carreira com dois filmes estranhos, mas, visualmente impactantes: Delicatessen e Ladrões de Sonhos. Depois, foi para os Estados Unidos dirigir Alien – A Ressurreição. Jeunet não se adaptou bem ao estilo de produção hollywoodiano. De volta à França, decidiu superar seu trauma realizando um filme alegre, colorido e cheio de vida. Deste desejo nasceu a ideia para O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. A personagem de Amélie foi inicialmente pensada para a atriz inglesa Emily Watson, que terminou não podendo participar. Em seu lugar foi contratada a estreante Audrey Tautou, descoberta em um teste. Jeunet fez alguns ajustes no roteiro e transferiu a ação para o bairro parisiense de Montmartre. O visual e as cores do filme tiveram inspiração nas pinturas do brasileiro Juarez Machado. A história não é precisa em relação ao tempo em que ela acontece. A única referência temporal mostrada diz respeito à morte da princesa Diana, que ocorreu em Paris, em 31 de agosto de 1997. O tom da narrativa é de fábula. Amélie encontra por acaso uma pequena lata com brinquedos e figurinhas. Ela decide então devolvê-la ao seu legítimo dono e promete que, caso seja bem sucedida, ajudará outras pessoas. Como é comum na obra de Jeunet, temos diversas personagens secundárias bem curiosas e carismáticas. No meio do caminho o filme se transforma em uma história de amor. Porém, Jeunet não abandona em momento algum suas raízes “subversivas”. O filme carrega sempre um “q” de perversão. E é justamente isso que fornece o equilíbrio necessário para que a história não caia no lugar comum.
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain – França 2001). Direção: Jean-Pierre Jeunet. Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz e Dominique Pinon. Duração: 121 minutos. Distribuição: Imagem.

Last modified: 6 de janeiro de 2020

5 respostas para “O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN”

  1. Soninha disse:

    Marden,
    Tenho notado que os comentários têm se limitado a descrever parte da história do filme, sem revelar muito suas críticas a respeito. É esta a proposta? Espero que sim, pois Amelie, na verdade, é muito mais empolgante do que está fazendo parecer ser.
    Parábens pela iniciativa!

  2. Faruk disse:

    Este filme é muito bom ! Significa muito pra mim e minha esposa ! É o nosso filme predileto …
    Ele merecia mais detalhes na critica ! Você esqueceu de falar da maravilhosa trilha sonora (Yann Tiersen) … que consegue ser até melhor que o próprio filme

  3. Marilia disse:

    Acredito que a intenção do Marden ao escrever neste Blog seja o de despertar a curiosidade das pessoas para determinados filmes.
    Eu amei o filme O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, nossa família já assistiu diversas vezes. O filme mexe com a vontade que existe em nós em querer mudar a vida dos outros, ainda bem que para melhor, além disso é muito divertido. Os diálogos, os tipos de personagens que aparecem se identificam muito com qualquer um de nós, ou de alguém muito próximo da gente.
    Beijocas.

  4. Anonymous disse:

    Muito boa as dicas de filme, acesso todos os dias para ver..

    um abraço

    =)

  5. Gaby Brandalise disse:

    Esse eu tenho em casa! Adoro esse filme! Mas confesso que sei uma enjoada dele uma época em que ele ficou pop e caiu no gosto das pessoas.

    Agora que todo mundo esqueceu dele, eu voltei a gostar 🙂

    Um filme a menos pra ver do seu projeto 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *