FORA DE CONTROLE (1984)

Filme do dia, Slider

Normalmente, quando se pensa em filmes sobre esportes, se imagina sempre disputas físicas agressivas. Não por acaso, o boxe talvez seja o esporte mais retratado no cinema. No entanto, houve uma época em o xadrez era motivo de grandes disputas internacionais e cobertura jornalística. Simbolicamente, em filme, a primeira vez que o jogo de tabuleiro que valoriza a estratégia foi usada como peça narrativa importante aconteceu em O Sétimo Selo, feito por Ingmar Bergman, em 1957. Fora de Controle, produção suíça de 1984, vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro, colocou o xadrez no centro de tudo. Com roteiro e direção do francês Richard Dembo, o filme se concentra numa partida entre dois mestres russos do esporte, disputada em Genebra. Além dos lances inerentes ao jogo, eletrizantes, por sinal, Dembo explora uma série de outras questões, pessoais, psicológicas e políticas, que potencializam sobremaneira as jogadas do experiente e frágil Akiva Liebskind (Michel Piccoli) e do jovem e impetuosos Pavius Fromm (Alexandre Arbatt). Se você acha que um jogo de xadrez não poderia render um filme empolgante, Fora de Controle te fará mudar de ideia.

FORA DE CONTROLE (La Diagonale du Fou – Suíça 1984). Direção: Richard Dembo. Elenco: Michel Piccoli, Alexandre Arbatt, Liv Ullmann, Leslie Caron, Wojciech Pszoniak, Jean-Hughes Anglade e Daniel Olbrychski. Duração: 110 minutos. Distribuição: Gaumont.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de novembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software