CAMELOT

Filme do dia, Slider

O compositor e roteirista americano Alan Jay Lerner colecionava sucessos em um gênero que o tinha quase como um rei, o musical. São dele as canções e os roteiros de filmes como Sinfonia de Paris, Gigi e Minha Bela Dama. Quando o projeto Camelot foi anunciado, a expectativa que se criou foi enorme. Dirigido por Joshua Logan, o filme adapta o espetáculo da Broadway montado em 1960 e inspirado no romance de T.H. White, que por sua vez tem por base a lenda do Rei Arthur. Parecia uma conjunção perfeita: o talento de Lerner aliado ao material original. O foco aqui reside no triângulo amoroso composto por Arthur (Richard Harris), Guenevere (Vanessa Redgrave) e Lancelot (Franco Nero). No meio desse triângulo, surge Mordred (David Hemmings) e sua sede de poder. Para quem não conhece ainda essa história, Arthur é casado com Guenevere e tem em Lancelot seu melhor amigo. Ele se apaixona pela mulher do rei e esse amor é correspondido. Mordred é filho ilegítimo de Arthur com sua meia-irmã Morgana. A matéria-prima é excelente. Tanto que rendeu o fabuloso Excalibur, feito em 1981 por John Boorman. No entanto, apesar desse rico material, algo deu errado em Camelot. Muitos criticaram a longa duração de três horas, além de um certo exagero na produção. O que é curioso, já que o filme foi premiado com o Oscar nas duas categorias que realçariam esse exagero: direção de arte e figurino. E Lerner levou um Oscar também, pela adaptação da trilha sonora. O que, em tese, comprova a qualidade das canções, que são boas, porém, nada memoráveis. Uma curiosidade: Vanessa Redgrave e Franco Nero se conheceram durante as filmagens, se apaixonaram e estão juntos até hoje.

CAMELOT (EUA 1967). Direção: Joshua Logan. Elenco: Richard Harris, Vanessa Redgrave, Franco Nero, David Hemmings, Lionel Jeffries, Laurence Naismith, Estelle Winwood e Gary Marshal. Duração: 179 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de novembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software