AS PONTES DE TOKO-RI

Filme do dia, Slider

O diretor Mark Robson era o que costumamos chamar de “pau para toda obra”. Ao longo de quase 40 anos de carreira e pouco mais de 30 filmes dirigidos, ele sempre demonstrou sua versatilidade. As Pontes de Toko-Ri, de 1954, é um de seus trabalhos mais conhecidos. A ação se passa durante a Guerra da Coréia. O roteiro de Valentine Davies tem por base o romance de James A. Michener, que por sua vez se inspira em fatos vividos pelo autor no período em esteve a bordo do porta-aviões USS Essex. Tudo gira em torno do piloto Harry Brubaker (William Holden), que busca um acordo para evitar bombardear as pontes que dão título ao filme. Quando de seu lançamento, esta obra trazia um apelo de realidade muito forte. Os eventos narrados na história haviam acontecido há apenas dois anos. Parecia até um documentário de guerra. O que deve ter sido reforçado pela forte cooperação da Marinha americana com a produção. O elenco é de primeira, com destaque para Holden e Mickey Rooney. E ainda temos a luminosa presença de Grace Kelly. As Pontes de Toko-Ri pode até parecer datado, afinal, fez parte do esforço de guerra de sua época, a exemplo de muitos outros filmes realizados na década de 1940. No entanto, as cenas aéreas e de combate (premiadas com o Oscar de efeitos especiais), bem como o drama daqueles soldados continuam intactos.

AS PONTES DE TOKO-RI (The Bridges at Toko-Ri – EUA 1954). Direção: Mark Robson. Elenco: William Holden, Grace Kelly, Fredric March, Mickey Rooney, Robert Strauss, Charles McGraw e Earl Holliman. Duração: 102 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de novembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software