SHAFT

Filme do dia, Slider

No início dos anos 1970 surge nos Estados Unidos um movimento batizado de Blaxploitation, cujo objetivo era a produção de filmes dirigidos e estrelados por negros. Shaft foi a primeira obra do movimento produzida por um grande estúdio, a MGM. E fez escola. Dirigido pelo ator e fotógrafo Gordon Parks, tinha à frente do elenco Richard Roundtree, no papel do detetive John Shaft. A partir do romance de Ernest Tidyman, o roteiro, escrito pelo autor junto com John D.F. Black, nos apresenta um policial que faz suas próprias regras. A ação se passa em Nova York. Mais precisamente, no Harlem. Sidney Poitier era o ator negro mais popular na época. No entanto, Shaft deu a Roundtree uma fama e popularidade icônicas que ultrapassaram a barreira da cor da pele e se tornou referência a partir de então. John Shaft está mais para um anti-herói. Tudo tem início quando ele está investigando um guerra entre gangues na região. O líder da máfia negra pede a ajuda do detetive para encontrar a filha sequestrada. A partir daí, Shaft descobre algo muito maior por trás de tudo aquilo. O filme ficou famoso não apenas por conta de sua abordagem e das características únicas de seu protagonista. A trilha sonora e, em especial, o tema musical, composto por Isaac Hayes e vencedor do Oscar de canção original, marcaram época. Em tempo: o filme teve duas continuações, virou série de TV e foi refilmado no ano 2000, com Samuel L. Jackson no papel título.

SHAFT (Shaft – EUA 1971). Direção: Gordon Parks. Elenco: Richard Roundtree, Moses Gunn, Charles Cioffi, Lawrence Pressman, Victor Arnold e Drew Bundini Brown. Duração: 100 minutos. Distribuição: MGM.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 21 de outubro de 2018

Uma resposta para “SHAFT”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software