O ATAQUE (1986)

Filme do dia, Slider

Antes de passar também a dirigir filmes, o holandês Fons Rademakers trabalhou como ator. Sua carreira teve início em 1951 e, sete anos depois, ele passou a acumular dupla função. Dos 12 longas que dirigiu, O Ataque, de 1986, foi o penúltimo e mais premiado internacionalmente, tendo ganho o Globo de Ouro e o Oscar de melhor filme estrangeiro. O roteiro de Gerard Soeteman tem por base o romance de Harry Mulisch e conta o drama de Anton, vivido por Marc van Uchelen quando jovem e por Derek de Lint quando adulto. Tudo começa no final da Segunda Guerra Mundial. Quando tinha 12 anos, Anton viu um crime. Soldados holandeses mataram um alemão e levaram o corpo para o quintal de sua casa. A família dele é acusada de traição e todos são mortos pelos alemães, exceto ele, que sobrevive. Tempos depois, já adulto, Anton investiga o ocorrido e confronta os reais culpados pelo ataque que vitimou sua família. Rademakers conduz sua narrativa de forma segura e envolvente, imprimindo um clima de tragédia grega à história com pitadas de suspense. Isso resulta em um filme com roteiro bem amarrado e atuações convincentes, realçados por uma fotografia expressiva e uma ágil montagem.

O ATAQUE (De Aanslag – Holanda 1986). Direção: Fons Rademakers. Elenco: Derek de Lint, Marc van Uchelen, Monique van de Ven, John Kraaykamp, Huub van der Lubbe, Elly Weller, Frans Vorstman e Edda Barends. Duração: 124 minutos. Distribuição: América Vídeo.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 29 de setembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software