A ESTRADA DA VIDA

Filme do dia, Slider

Primeira obra dirigida pelo italiano Federico Fellini a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, A Estrada da Vida é também um divisor de águas na carreira do diretor. O roteiro, escrito por ele junto com Tulio Pinelli, conta a história de Gelsomina (Giulietta Masina, esposa do cineasta na vida real). Ela é vendida pela mãe ao artista mambembe Zampanò (Anthony Quinn), que se apresenta arrebentando correntes que são amarradas em seu corpo. Os dois acabam se juntando a um circo, onde ela se apresenta como palhaça e conhece Bobo (Richard Basehart), por quem se apaixona e provoca ciúmes em Zampanò. Fellini começa a se desligar do movimento neorrealista que ele ajudou a moldar como um dos roteiristas de Roma, Cidade Aberta e Paisà, ambos dirigidos por Roberto Rossellini. O circo, aliado a uma viagem física e sentimental, temas que se tornariam recorrentes em sua filmografia futura, aparecem aqui pela primeira vez. Isso faz de A Estrada da Vida um dos filmes fundamentais do maestro. Em tempo: O Oscar de melhor filme estrangeiro já havia sido concedido antes como prêmio especial. A categoria foi oficialmente criada somente em 1957, sendo este filme o primeiro a receber a estatueta.

A ESTRADA DA VIDA (La Strada – Itália 1954). Direção: Federico Fellini. Elenco: Giulietta Masina, Anthony Quinn, Richard Basehart, Aldo Silvani, Marcella Rovere e Livia Venturini. Duração: 108 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de outubro de 2018

Uma resposta para “A ESTRADA DA VIDA”

  1. Filme de MESTRE para ver e rever e rever e rever inúmeras vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software