TORA! TORA! TORA!

Filme do dia, Slider

A Segunda Guerra Mundial já tinha começado há algum tempo e os Estados Unidos não faziam parte dela. Isso mudou radicalmente após o dia 07 de dezembro de 1941, data do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, no Havaí. Esse é o mote do drama Tora! Tora! Tora!, produção nipo-americana dirigida em 1970 pelo americano Richard Fleischer, junto com os japoneses Kenji Fukasaku e Toshio Masuda. O roteiro escrito por Larry Forrester, Hideo Oguni e Ryuzo Kikushima se baseou nos livros de Gordon W. Prange e Ladislas Farago e teve consultoria de Minoru Genda, que foi o principal oficial responsável pelo planejamento do ataque. Não espere encontrar em Tora! Tora! Tora! algo além de um ótimo filme de guerra. O foco principal aqui é a preparação e o ataque em si. Não há um aprofundamento das personagens. Mas isso não nos afasta da narrativa. A ação é tão bem orquestrada que mantém nosso interesse do início ao fim em suas quase duas horas e meia de duração e foi premiada com o Oscar de efeitos especiais. Em tempo: inicialmente, Akira Kurosawa dirigiria a parte japonesa. Ele aceitou por acreditar que David Lean dirigiria a parte americana. Porém, quando descobriu que o diretor de Lawrence da Arábia não estaria envolvido no projeto, ele se demitiu.

TORA! TORA! TORA! (Tora! Tora! Tora! – EUA/Japão 1970). Direção: Richard Fleischer, Kenji Fukasaku e Toshio Masuda. Elenco: Martin Balsam, Jason Robards, So Yamamura, Joseph Cotten, Tatsuya Mihashi, E.G. Marshall, Takahiro Tamura, James Whitmore e Richard Anderson. Duração: 144 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 17 de setembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software