Please select featured categories (for ticker) in theme admin panel. You can select as much categories as you want.

O BANQUETE

Na Telona

Daniela Thomas transita entre o teatro, a ópera e o cinema há quase 30 anos. No cinema, especificamente, começou sua carreira como codiretora, junto de Walter Salles, no filme Terra Estrangeira, de 1995. Voltou a dividir a direção com ele em O Primeiro Dia, feito três anos depois, e mais uma vez, em 2008, com Linha de Passe. No ano seguinte, junto com o curitibano Felipe Hirsch, dirigiu Insolação. A estreia solo em longas aconteceu em 2017, com Vazante, seguido por este O Banquete, que chega aos cinemas esta semana.

O roteiro, escrito pela própria diretora, conta uma história que se passa no final dos anos 1980. O país voltou a ser uma democracia, no entanto, ainda enfrenta certas turbulências. É nesse contexto que Nora (Drica Moraes),casada com Plínio (Caco Ciocler), recebe um grupo de amigos para um jantar em sua casa para comemorar os dez anos juntos de Bia (Mariana Lima) e Mauro (Rodrigo Bolzan). Além dos dois casais estão presentes também Lucky (Gustavo Machado), Maria (Fabiana Gugli), Claudinha (Georgette Fadel), o jovem Ted (Chay Suede), que serve os convidados e a stripper vivida por Bruna Linzmeyer.

O Banquete 1

Desde o início fica claro que o clima amistoso é apenas uma fachada para lavação de roupa suja. Sem contar, é claro, o período político que o país vivia. E, no melhor estilo de O Anjo Exterminador, uma das obras-primas do espanhol Luis Buñuel, realizada em 1962, ninguém consegue se afastar daquela grande mesa de jantar.

Ao concentrar toda a ação em um único cenário, o que poderia deixar o filme com cara de teatro filmado, Daniela Thomas reduziu drasticamente os custos de produção e teve com a oportunidade de utilizar os diálogos como motores da narrativa. A câmera acompanha tudo e todos, em um plano sequencia em tempo real. O que nos permite perceber melhor e de maneira dinâmica o comportamento dos anfitriões e seus convidados. No final, a roupa suja é lavada, enxaguada e torcida em grande estilo.

O BANQUETE (Brasil 2018). Direção: Daniela Thomas. Elenco: Drica Moraes, Caco Ciocler, Mariana Lima, Rodrigo Bolzan, Fabiana Gugli, Gustavo Machado, Georgette Fadel, Bruna Linzmeyer e Chay Suede. Duração: 104 minutos. Distribuição: Imovision.

Last modified: 13 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *