O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO

Filme do dia, Slider

O cineasta canadense Denys Arcand iniciou sua carreira em 1962 dirigindo documentários de curta-metragem e até 1986 dividiu seus trabalhos entre a TV e o cinema. Foi naquele ano que escreveu, junto com outros sete roteiristas, e dirigiu O Declínio do Império Americano, filme que o colocou no mapa mundial da sétima arte. Em resumo, trata-se de uma obra com muitos diálogos, mas, ao contrário do que possa parecer, a narrativa não é parada, muito menos teatral. São oito amigos, quatro homens e quatro mulheres. Eles estão na cozinha preparando um jantar. Elas estão na academia de ginástica. Todos conversam sobre os mais diferentes assuntos. E o nível da conversa é altíssimo, mas, há um tema comum nos dois grupos: sexo. O encontro está marcado para a casa de Rémy (Rémy Girard) e Louise (Dorothée Berryman). Arcand utiliza alguns flashbacks para contrapor e/ou reforçar o que os grupos discutem. Isso dá uma dinâmica bem interessante ao filme. 17 anos depois o diretor reuniria o elenco outra vez em As Invasões Bárbaras. Mais isso é outra história.

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO (Le Déclin de l’Empire Américain – Canadá 1986). Direção: Denys Arcand. Elenco: Dominique Michel, Dorothée Berryman, Louise Portal, Pierre Curzi, Rémy Girard, Yves Jacques, Geneviève Rioux, Daniel Brière e Gabriel Arcard. Duração: 101 minutos. Distribuição: Europa Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 7 de julho de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software