TRAMA FANTASMA

Filme do dia, Slider

O cineasta americano Paul Thomas Anderson, ao longo de 30 anos de carreira, dirigiu quase 40 trabalhos, entre curtas, vídeos musicais, documentários e longas. Sua marca é visível no rigor de seus roteiros, bem como no apuro visual de suas obras e na excelência de sua direção narrativa e direção de atores. Trama Fantasma, que ele escreveu e dirigiu em 2017, além de todas essas características, é marcante também por ser o último filme estrelado pelo ator Daniel Day-Lewis, que se aposentou após este trabalho. Aqui, ele vive o renomado estilista Reynolds Woodcock, que junto com a irmã Cyril (Lesley Manville), é proprietário de um ateliê em Londres. A ação se passa na década de 1950 e os Woodcock vestem as mulheres da realeza e da elite não apenas britânicas, mas, também de outros países da Europa. Reynolds se inspira nas mulheres com quem se relaciona, porém, sem nunca se envolver por completo. Ele é solitário, extremamente metódico (para não dizer cheio de manias), e vê sua rotina mudar após conhecer Alma (Vicky Krieps), uma mulher inteligente e de forte personalidade. Fortemente inspirado em Hitchcock, Trama Fantasma é um filme que esconde pistas, da mesma forma que Reynolds esconde mensagens nas bordas dos vestidos que cria. Isso também acontece com a bela trilha sonora composta por Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, que funciona em camadas e faz da sutileza sua força maior. Muitos poderão reclamar do ritmo aparentemente lento e suposta frieza das personagens. Percepção bem equivocada. Trama Fantasma tem o ritmo certo e vem carregado de um insuspeito bom humor. PTA provou mais uma vez que é um dos maiores cineastas de sua geração e deu ao ator Daniel Day-Lewis um papel à altura de seu perfeccionismo e bem adequado para encerrar uma carreira repleta de estupendos desempenhos. Indicado em seis categorias do Oscar, levou apenas um prêmio: o de melhor figurino. Merecia mais.

TRAMA FANTASMA (Phantom Thread – EUA 2017). Direção: Paul Thomas Anderson. Elenco: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps, Lesley Manville, Harriet Sanson Harris, Camilla Rutherford, Brian Gleeson, Julia Davis e Gina McKee. Duração: 131 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de junho de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software